Candidatos de Parauapebas
Com o 5° maior colégio eleitoral do Pará, a cidade de Parauapebas pode ter pela primeira vez mais de um deputado eleito, as chances para ter respresentantes na Assembléia Legislativa do Estado do Pará e na Câmara dos Deputados nunca foram tão grandes.
Mudanças de regras, de novo
Permanece o fim das coligações e surgem mais 'cláusula de barreira' para partidos e candidatos conquistarem as suas cadeiras nos parlamentos.
O quociente eleitoral (QE) é quantidade de votos válidos para o cargo dividido pelo número de cadeiras em disputa, a cláusula de barreira nominal será de 10% do quociente eleitoral.
Exemplo, deputado federal
Em 2018, para deputado federal no Pará o QE foi de 232.733 votos, ou seja, um partido pra eleger 5 deputados diretamente (sem média) precisou de 1.163.665 votos.
Para 2022, o QE deve ultrapassar os 250 mil votos, pra eleger 5 deputados federais será preciso 1.250.000 votos, sem precisar das sobras (disputar média).
Média e sobras
'A média' é o cálculo realizado entre os partidos pra disputar as vagas que sobraram, pra participar o partido terá que obter 80% do Quociente Eleitoral e o candidato 20%, ou seja, caso o QE seja de 250 mil votos é preciso o partido alcançar 200 mil votos e o candidato ter em seu nome 40 mil votos.
Parauapebas
Caso estas regras estivessem em vigor nas 'Eleições Municiais de 2020', nem o Miquinhas (PT) e nem o Francisco Eloécio (Republicanos) seriam eleitos para a Câmara de Parauapebas, os seus partidos não alcançaram 80% do Quociente Eleitoral, na época o QE foi de 8.208 votos.
Olho nas urnas
As novas regras beneficiam os grandes partidos.
O MDB, PSD, PL e PT serão favorecidos e devem ampliar a sua atual participação na Alepa e na Câmara dos Deputados.
Assim, Parauapebas pode ter surpresas e ver mais mais deputados eleitos do que a cidade sonhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário