Em 2 anos, governo Darci abre mais de 1.300 vagas em escolas de tempo integral
Parauapebas vai iniciar ano letivo de 2024 contabilizando 2.000 matrículas nessa modalidade
Em apenas dois anos, o município de Parauapebas garantiu a abertura de 1.346 vagas em Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTIs), e o número deve subir para mais de 2 mil até o início do ano que vem. As informações foram levantadas pelo Blog Sol do Carajás, que acessou relatório detalhado de ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e identificou cinco estabelecimentos de ensino com currículo de tempo integral.
A implantação dessa unidades de ensino é necessária para cumprimento da meta 6 estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), segundo a qual 50% das escolas públicas precisam oferecer educação de tempo integral, com jornada pedagógica de ao menos 7 horas diárias, de maneira que 25% dos alunos da educação básica sejam alcançados e inseridos na modalidade.
Parauapebas ainda tem um longo caminho até atingir a meta do PNE, mas nos últimos dois anos, sob a gestão do professor José Leal Nunes na Semed, o município conseguiu sair de um cenário de 0 matrícula e caminhar para 2 mil até o início do ano letivo de 2024, ano que coincide com o término do mandato do prefeito Darci Lermen.
Considerando-se apenas o recorte para as matrículas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na rede pública municipal, as matrículas em tempo integral já correspondem a 10% do total, taxa que poderá triplicar com outras iniciativas de integralização do ensino que estão sendo projetadas pela Semed.
Escolas de Tempo Integral já implantadas
- EMTI Paulo Fontelles, Bairro Rio Verde — 355 alunos (6º ao 9º ano)
- EMTI Crescendo na Prática, Palmares 2 — 575 alunos (6º ao 9º ano)
- EMTI João Evangelista, Palmares 1 — 416 alunos (6º ao 9º ano)
- EMTI João Prudêncio, Bairro Primavera — a iniciar em janeiro de 2024
- EMTI Elisaldo Ribeiro, Bairro Liberdade — a iniciar em janeiro de 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário