Vereadores simulavam viagens pra receberem diárias indevidamente
Parauapebas/PA pode viver situação semelhante, caso o GAECO realize a Operação Filisteu III
Centralina/MG - cidade com cerca de 10 mil habitantes teve seus 9 vereadores presos |
Primeira fase da Operação Viagem Fantasma
No dia 19 de janeiro de 2016, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia/MG, do Ministério Público (MPMG), realizou a operação Viagem Fantasma, efetuando busca e apreensão de documentos e valores, além de mandados de prisão de três vereadores da cidade de Centralina/MG.
A operação contou com a participação de 40 policiais militares e 10 viaturas.
Segunda fase da Operação Viagem Fantasma
Os vereadores que ficaram em Centralina continuaram achando que tudo estava como antes, então veio a segunda fase da operação Viagem Fantasma, em 28 de janeiro de 2016.
Dessa vez, foram cumpridos mais mandados de busca e apreensão e realizada a prisão de outros cinco vereadores e um ex-servidor da Câmara Municipal de Centralina.
Todos os vereadores da cidade foram presos
Ao final das duas fases, a operação prendeu todos os nove vereadores eleitos para a legislatura 2013/2016 e um ex-vereador.
Crimes
Dentre os crimes praticados pelos envolvidos destacam-se associação criminosa (art. 288 do Código Penal), peculato (art. 312 do Código Penal), falsidade ideológica (art.299 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98).
Renunciaram aos mandatos
Quatro vereadores foram soltos, fizeram acordo e renunciaram voluntariamente ao cargo eletivo e indicaram bens para ressarcimento dos cofres públicos.
Um ex-vereador também está em prisão domiciliar.
Lá, entre uma e outra Operação, nove (9) dias apenas, aqui ...uma eternidade!
ResponderExcluirDizem as "más línguas" (aliás, boas), que vem por aí a "Operação Tsunami", ou "OPERAÇÃO ARMAGEDDON"...arrasando tudo. Nenhum, mas nenhum político corrupto restará nesta outrora rica capital do minério...quem viver verá!!!
ResponderExcluirDU-VI-DO-DÓ O VELHOTE É BLIN-DA-DO !!!
ResponderExcluirDizem até que não ficará "pedra sobre pedra"...um arraso!
ResponderExcluirO que mais me impressiona nestes "comentaristas" é o senso de humor...imaginem só, jamais, jamais vai acontecer algo ao nossos políticos...eles são nosso orgulho.
ResponderExcluirPois sim, só em novembro todos os "nossos" vereadores (incluindo os do PT, sendo a Joelma a cereja do bolo), com exceção de uns dois, na companhia do Wanterlor Tamanduá Bandeira, do prefeito e de um advogado da equipe do Pazinato viajaram para Belém e se hospedaram em um hotel de luxo. Desta viagem que pude testemunhar, não vi nada de melhora para Parauapebas, aliás, a coisa só piorou. E quem pagou a conta? Com certeza não saiu do bolso de cada um, pois, segundo um ex-vereador que renunciou sob pressão da justiça, "o salário de um vereador é tão pouco, que para sobreviver é preciso ser corrupto". Agora eu me pergunto o seguinte: se em Centralina-MG, o GAECO funciona, por que em Parauapebas não? Mistééério!!!
ResponderExcluirGAECO FUNCIONOU SIM. Vereadores e comerciante foram presos. É Claro que tem gente querendo o Prefeito fora e fica instigando a justiça.
ResponderExcluir