CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

PARAUAPEBAS: Darci ganhará em 2020 por “WO” - autor Marco Atílio




Darci ganhará em 2020 por “WO” (Marco Atílio)

Ao andar pela cidade, percebe-se facilmente que a popularidade de Darci Lermen anda bem próxima do chão. Difícil encontrar uma alma caridosa que o defenda. Até mesmo o primeiro escalão recheado de bolsonaristas falam aos quatros cantos da cidade, em “off”, adjetivos nada republicanos sobre seu chefe. 

Há uma espécie de consenso coletivo que Darci não tem a mínima condição de reeleição. É o que falam em voz unívoca quase todas as pessoas que conheço. 

Bom, devo ser o único que pensa diferente. Não nego que a popularidade do Darci esteja ruim, seria negar o óbvio. Mas aqueles que têm memória sabem que, em se tratando de política, popularidade se altera em questão de meses ou semanas. Poderia citar dezenas de exemplos, mas quero me ater a apenas um: o próprio Darci

Em 2008, Darci estava no último ano de seu primeiro mandato e começara aquele ano com uma popularidade tão ruim que não se encontrava nenhum analista político que apostasse em sua vitória em outubro daquele mesmo ano. Nem mesmo seus amigos e correligionários acreditavam numa virada de mesa. A situação era catastrófica. 

Sua concorrente era a então deputada federal Bel Mesquita, que gozava de altíssima popularidade eleitoral. Tinha sido prefeita de 1997 a 2004 e eleita em 2006 deputada federal com uma explosão de votos como jamais se viu antes ou depois para um candidato a deputado, seja estadual ou federal. Foram 52,5% dos votos válidos de Parauapebas. Um fenômeno. 

Todos davam como certa a vitória de Bel sobre Darci na eleição de 2008. 

Bem, não é o caso de explicar todas as variáveis do processo, mas o resultado foi uma surra que Darci aplicou na única deputada federal que Parauapebas já teve em toda sua história. Darci terminou com mais de 57% dos votos válidos contra apenas 40% de Bel Mesquita. Em pouco mais de 9 meses Darci saíra de uma trágica situação de total descrédito para uma avassaladora vitória. 

A lógica que me leva a acreditar na reeleição de Darci Lermen é simples: quem disputará com Darci? Quem tem potencial para ameaçar a máquina pública mais poderosa do Estado dirigida pelo candidato mais carismático da região? 

Marcelo Catalão? Valmir da Integral? Gesmar? Quem mesmo? 

Qual desses teve mais de 52% dos votos da cidade na última eleição? Quem deles tem pelo menos a metade da popularidade que Bel Mesquita tinha em 2008? 

Convenhamos, Darci tem defuntos, lesmas e idiotas como adversários, não necessariamente nessa ordem. Darci pode fixar o olhar no horizonte que não encontrará ninguém com densidade eleitoral à altura de Bel Mesquita, por exemplo. 

Com todo respeito aos meus amigos que falam que Darci não tem chance de ser reeleito, penso que essa é uma afirmação sem o menor lastro político, histórico ou lógico. 

Ouso afirmar que em 2020 assistiremos uma reeleição relativamente tranquila para Darci. Será praticamente uma vitória por WO¹

Quem viver verá.   


____________________________________________________________________________
1 - WO é a sigla para a palavra em inglês walkover, que significa “vitória fácil”. Este termo é bastante famoso por ser utilizado no mundo dos esportes. O WO é a atribuição de uma vitória dada a determinada equipe ou competidor individual quando a equipe adversária está impossibilitada de competir ou quando não existem adversários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário