Jaime Naranjo, o herói do impeachment
Os deputados da oposição conseguiram os 78 votos necessários para a aprovação do impeachment do presidente chileno, Sebastian Pinera, envolvido no escândalo 'Pandora Papers' (aqui). A sessão foi realizada no último dia 9/11.
A população chilena deve ao deputado pelo Partido Socialista, Jaime Naranjo (leia aqui), a estratégia vitoriosa na Câmara, ele se tornou um herói, conseguindo ocupar a tribuna por 14 horas, com apenas duas interrupções de 15 minutos, para que fosse possível computar o voto de dois deputados que estavam encerrando a quarenta da Covid-19, assegurando os votos necessários para que o processo de impeachment siga para o Senado.
Jaime Naranjo, o deputado que falou 15 horas pela aprovação do impeachment Imagem: AFP |
“O presidente Piñera já foi deixado na impunidade quando repetidamente violou os direitos humanos de nossa sociedade e estamos pagando as consequências. Mas hoje este presidente dá um passo muito mais ousado e não envolve apenas o Estado chileno com seus interesses comerciais, mas prejudica ainda mais a honra da nação. Nunca antes na história deste país houve um presidente da república, no exercício de seu cargo, acusado de duas coisas tão graves" (Trecho final do discurso de Jaime Naranjo)
No Senado
A situação de Sebastian Pinera é imprevisível, segundo as projeções de senadores ligados ao governo a oposição teria que conquistar mais 5 votos para alcançar o quórum de 2/3. A sessão de votação do impeachment no Senado está prevista para o próximo dia 16 de novembro.
Atualmente o Chile tem 43 senadores (aqui), número que será de 50 a partir das próximas eleições de 21/11.
Sebastian Pinera é investigado pelo caso 'Pandora Papers' também no Ministério Público (aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário