quarta-feira, 17 de março de 2021

PARAUAPEBAS: Carreata convocada por vereador acelera a contaminação pela Covid-19 e pode ajudar a colapsar os hospitais do município


100% de ocupação de UTI's do SUS

O índice de ocupação de leitos do SUS em Parauapebas atingiu 100%, inclusive de UTI's (veja aqui), a situação dramática ocorre depois que um vereador convocou um carreata para boicotar as medidas de enfrentamento da Covid-19, determinadas pelo governo estadual para todo o território paraense.

Restrições podem endurecer mais ainda

Desde do dia 10 de março que o Governo do Pará decretou novas medidas de combate à Covid-19, válidas em todo o Estado.

Em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen tentou flexibilizar um pouco essas medidas, conforme a realidade do município, mas as atitudes irresponsáveis de um vereador local de convocar uma aglomeração nas ruas da cidade, numa carreata, no último domingo (14), precipitou o pior, acelerou os casos de contaminação drasticamente, ameaçando colapsar o sistema público e privado de saúde no município.

Agora, por causa de um vereador irresponsável, a cidade de Parauapebas paga um preço alto, talvez a morte de moradores.

O Ministério Público acionou o Poder Judiciário



O Ministério Público, acertadamente, acionou o Poder Judiciário para suspender a flexibilização adotada em Parauapebas, a Justiça concedeu uma liminar e tudo na cidade volta a ser regido pelo Decreto Estadual 800/2020, publicado com alterações no Diário Oficial (DOE - aqui), em vigor para todo o Estado desde o dia 10 de março de 2021.

O vereador e a sua carreata mortal

Todos sabem que estava proibido 'aglomerações, reuniões, manifestações e passeatas/carreatas, em locais públicos, mesmo assim o vereador convocou uma aglomeração para as ruas de Parauapebas, o resultado é que o índice de ocupação de UTI's SUS foi para 100% e do total de leitos foi para 92% (veja aqui - Boletim Epidemiológico).

Antes da carreata mortal, promovida pelo vereador nas suas redes sociais, o índice de ocupação de UTI  do SUS era de 93% e o de ocupação de leitos gerais era de 72%, conforme Boletim Epidemiológico (veja aqui), a conta é simples, a contaminação saltou de 176 casos diários para 211. 

O último óbito registrado em Parauapebas tinha sido no dia 12 de março, depois da carreata promovida pelo vereador já ocorreram mais 3 mortes.

Resta saber quantos mais morrerão pela irresponsabilidade e negacionismo desse tipo de vereador, esse tipo de gente se 'julga acima de tudo', até da vida das pessoas.

Um deputado foi preso, já o vereador continua solto

O vereador, uma espécie de vaqueiro de facebook, tem o mesmo comportamento do negacionista Daniel Silveira, deputado bolsonarista, este rapaz foi preso em flagrante, chorava todas as noites na cela da cadeia, foi solto pelo STF no último dia 14, mediante o uso de tornozeleira e sem poder usar as suas redes sociais (aqui no Conjur).

Em Parauapebas, a sociedade espera que o Ministério Público adote  as medidas legais contra o vereador e seus parceiros de negacionismo.

E a Câmara de Parauapebas compactua com esse tipo de conduta ou até mesmo financia os atos, indiretamente?

Veja Boletim Epidemiológico de Parauapebas (16 de março de 2021)


(Boletim Epidemiológico - 16mar2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário