terça-feira, 9 de agosto de 2022

Lula e Helder: as maiores coligações das eleições


Democracia versus autoritarismo
 
As eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, em 5 de outubro se comemora os 36 anos da Constituição Cidadã, inaugurando a redemocratização do país.

No pleito de outubro próximo, o Brasil se depara com uma nítida bifurcação apontando para dois caminhos bem distintos: democracia x autoritarismo. Lula x Bolsonaro.

Lula conquista a maior aliança. Bolsonaro tem rejeição nos partidos da sua prórpio coligação

Para defender a ordem democrática e se contrapor a ameaça autoritária 9 partidos resolveram apoiar a candidatura Lula já no primeiro turno: PT, PC do B, PV, SOLIDARIEDADE, PSOL, REDE, PSB, AGIR e AVANTE. 

Em vários estados brasileiros, Lula ainda conta com o opoio de MDB, PSD e União Brasil. 

Bolsonaro tem o apoio confirmado de apenas 3 legendas: PL, PP e Republicanos, com divisões e constrangimentos em vários estados. Nas regiões Norte e Nordeste muitos candidatos do PP, PL e Republicanos querem distância do Bolsonaro. No Piauí, o PP processa quem associar seus candidados com Bolsonaro e proibe a imagem do presidente (aqui)

Pará

Helder Barbalho vem para a sua reeleição com amplo apoio dos principais partidos paraenses, uniu 16 partidos: MDB, PSB, PP, União Brasil, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, PDT, PT, PV, PC do B, PTB, Podemos, DC e Avante.

Helder Barbalho é do MDB que já decarou apoio ao Lula e está aliado ao PT, apoiando o candidato do partido ao senado, Beto Faro.

TSE

A Justiça Eleitoral reagiu e expulsou um coronel mentiroso (aqui), o miliciano tinha sido indicado pelo Exercito Brasileiro para compor uma comissão sobre a segurança das urnas eletrônicas, mas o meliante de farda foi denunciado como espalhador de 'fakenews'. Agora, o desqualificado de farda verde oliva responderá os devidos processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário