terça-feira, 17 de maio de 2022

MINAS GERAIS: ESTADO É CONSIDERADO O 'TERMÔMETRO' DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL


Segundo maior colégio eleitoral, uma amostra do Brasil

Minas Gerais é o segundo colégio eleitoral do Brasil, o estado integra a região Sudeste, fazendo fronteira com a Bahia, na região Nordeste, com o Goiás e com o Distrito-Federal, ambos no Centro-Oeste. 

Minas Gerais tem um pouco de cada região brasileira, os resultados das eleições presidenciais tem mostrado isso.

Veja na imagem um quadro comparativo entre os resultados das últimas eleições presidenciais - MG e Brasil:

Oh, Minas Gerais

A vontade do eleitor de Minas Gerais (MG) é considerado um espelho do que pensa o eleitor brasileiro. O resultado das urnas de MG termina sempre sendo muito similar ao de todo o Brasil.

Pesquisas desanimam Bolsonaro

Duas pesquisas eleitorais divulgadas recentemente deixaram o Palácio do Planalto desanimado e bastante preocupado, se o cenário nacional é ruim, um recorte considerando apenas o eleitorado de Minas Gerais mostra um quadro ainda pior, os números acenderam todas as luzes vermelhas do staff da pré-campanha eleitoral de tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Em MG, as pesquisas mostram Lula vencendo ou próximo de uma vitória já no primeiro turno, pior ainda, revelam uma enorme influência do ex-presidente no eleitorado mineiro. O nome apoiado por Lula venceria a disputa em MG (aqui), Kalil derrotaria o atual governador, Romeu Zema.

44% e 41% para Lula, ex-presidente pode liquidar no primeiro turno

A última pesquisa Quaest mostrou Lula com 44% dos votos válidos em Minas Gerais, vencendo no primeiro turno a eleição presidencial, pois todos os seus adversários somados alcançam apenas 40%. 

O instituto Paraná Pesquisa também mostrou números espelhados com o Quaest, mas sem prevê uma vitória do ex-presidente no primeiro turno, Lula teria 41,6% contra 46,3 dos demais candidatos.

Dados - Paraná Pesquisas (MG)

Paraná Pesquisas 1.680 eleitores entrevistados, em 78 municípios de Minas Gerais, presencialmente, entre 8 e 13 de maio. A margem de erro estimada é de aproximadamente 2,4%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR – 09255/2022.

Dados - Quaest (MG)

Foram 1.480 entrevistas realizadas pelo Quaest em MG, entre os dias 7 e 10 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR – A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-06132/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário