Apenas um voto
Ontem (03), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), por maioria de 4 a 3, manteve a cassação dos diplomas do prefeito Isaías Neto (PP) e do vice Franklin Costa (MDB), do município de Viseu/PA, uma nova eleição será realizada a depender do julgamento de eventual recurso a ser decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Provas documentais de abuso do poder político
Isaías Neto foi acusado de abuso de poder político na contratação de 353 professores temporários, na véspera do período que é expressamente proibido pela Lei Eleitoral, sendo que não havia aulas, nem remotamente e nem presencial, as atividades escolares estavam suspensas por decreto do próprio prefeito.
Eleição foi apertada
Apesar da forte prova documental de abuso de poder político, o resultado das eleições de 2020 no município de Viseu/PA foi bastante apertado, a diferença de apenas 1.134 votos tornou a contratação de 353 professores temporários um fator determinante para influenciar no resultado das urnas, segundo o TRE.
Comparando com Parauapebas/PA
Para ter idéia de como a eleição em Viseu foi apertada, comparando com a de Parauapebas, Darci Lermen teve 57.384 votos, mais que o dobro de votos do segundo colocado Júlio César que ficou com 24.267 votos, uma diferença de 33.117 eleitores.
A Justiça Eeitoral, no caso de Viseu, devido a pequena diferença, afastou o princípio da soberania do sufrágio popular, resta ao prefeito eleito tentar reverter a cassação mediante recurso para o TSE.
Resultado eleitoral de Parauapebas em 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário