domingo, 22 de abril de 2018

IVAN SOUSA, professor da Escola Novo Horizonte, em Parauapebas/PA



Ivan Vale de Sousa, Mestre em Letras, professor de Língua Portuguesa na Escola Novo Horizonte, em Parauapebas/PA, tem dois livros publicados pela Paco Editorial, de Jundiá/SP.

LIVRO: Leitura na Educação Básica: perspectivas e desafios

SinopsePromover a prática leitora na Educação Básica implica considerar três elementos essenciais: professor, aluno e contexto. As perspectivas de leitura na escola aproximam os agentes leitores de suas realidades e lhes possibilitam enxergar como a conjuntura atual pode ser transformada mediante a busca do conhecimento leitor. Nesse sentido, ler é essencialmente humano, é acessar outros mundos, é inserir as narrativas na percepção de que a cada nova leitura, novos conhecimentos são formulados e as concepções de mundo clarificadas. O percurso da leitura na Educação Básica é proposto mediante a transição entre as perspectivas que ampliam nossos saberes, as inferências que fazemos dos textos e a valorização dos contextos sociais e de produção do saber, sem omitir que os desafios de politização das práticas leitoras na escola são muitos, porém, não impossíveis de serem ultrapassados mediante elaboração de planos estratégicos capazes de inserir professores e alunos em um mesmo contexto dialógico e de mudanças. Nessa concepção, a presente obra apresenta-se ao leitor e ao educador como um farol que aponta caminhos a serem desbravados e conhecimentos a serem produzidos.



LIVRO: Leitura e mediação pedagógica: olhares múltiplos na formação leitora

SinopseFormar leitores competentes e capazes de irem além do plano superficial das narrativas tem sido um dos principais desafios da escola e, quase sempre, essa obrigatoriedade tem recaído na função do professor de Língua Portuguesa. Formar leitores com ideais inovadoras é tarefa de todos os docentes e, nessa concepção, as reflexões inseridas nesta obra reafirmam a promoção leitora como constituição de um mosaico de ideais, de ações, contextos e pessoas em que suas partes dialogam e simbolizam que a leitura se faz mediada por estratégias de conhecimento. As metodologias de promoção e desenvolvimento das habilidades de leitura coadunam-se na perspectiva de múltiplos olhares em que todos têm muito a contribuir com a formação leitora e das mudanças na gestão contextual de mudanças na escola. Nesse sentido, as mediações pedagógicas representam ações eficazes no plano formativo, ético, humanitário e cidadão do sujeito como autor de sua trajetória no agenciamento de uma sociedade acessível.

Editora: Paco Editorial.
Cidade: Jundiaí – SP.

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