"Sou humano, tenho defeitos, mas TRAIDOR não!
(Beto Salame)
NOTA PÚBLICA
Dentro de mais alguns dias estarei diante de um dos mais importantes eventos de meu mandato e da história do Brasil, quando o plenário da Câmara Federal vai se pronunciar sobre abertura do processo de impeachment contra a presidente da República.
Por muitos dias acompanhei de perto, com toda a atenção, o intenso debate que se deu no âmbito do Congresso Nacional, e que ganhou as ruas do País, sempre buscando analisar as denúncias formuladas, em suas implicações jurídicas e políticas.
Constato que, apesar dos muitos esforços feitos pelos defensores do afastamento da presidente, não há provas do cometimento de crime de responsabilidade que o justifique.
O mandato eletivo, por refletir a vontade popular, somente pode ser tirado de seu titular em casos extremos e quando os fatos alegados tenham sido provados para além de qualquer dúvida e isso, definitivamente, não aconteceu neste processo.
Como jurista não poderia me permitir condenar alguém, com pena tão grave, porque resolveu fazer uma manobra fiscal pra honrar os pagamentos de programas sociais como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.
Se há ilegalidade a dose da pena proposta é desproporcional, injusta! E justamente aquela que implica na ruptura da normalidade democrática e na interrupção de um mandato legitimamente conquistado nas urnas.
Não posso me curvar aos interesses imediatos que envolvem a luta politica de grupos opostos.
Por outro lado, minha história pessoal está baseada na firmeza de princípios e na fidelidade aos apoios que dou ou recebo.
Assim, depois de tê-la apoiado e dela recebido apoio ao longo dos anos, não seria digno neste momento virar as costas para a presidente, para juntar-me a um momentâneo sentimento de maioria.
Sou humano, tenho defeitos, mas TRAIDOR não!
Chego à conclusão que, independente da posição que assumir, haverei de agradar alguns e desagradar outros. Portanto, nessas circunstâncias o único norte possível é aquele ditado por minha própria consciência.
E minha consciência afirma a necessidade de rejeitarmos este pedido de impeachment, sem prejuízo do prosseguimento de todas as investigações que ocorrem no País. Reafirmo que jamais compactuei com a corrupção e sigo defendendo as investigações contra qualquer um, independentemente do partido a que pertença.
Por fim não dá pra esquecer os investimentos do Governo Federal no Pará e, especialmente, em Marabá, onde o Governo Estadual nada faz
Casas populares, saneamento, energia no campo, asfalto, creches, escolas, estradas... Não posso esquecer tudo isso que foi e ainda está sendo feito pela gente mais humilde do nosso povo.
Acredito que, neste domingo, a democracia brasileira passará por mais um teste e, com qualquer resultado, sairá fortalecida.
Portanto, afastado este processo de impeachment, não podemos perder a oportunidade de, imediatamente, estabelecermos um novo pacto a favor do Brasil.
Neste pacto, o Norte, que sempre serviu ao País, precisará ser mais ouvido e ter suas grandes reivindicações atendidas, para assim superarmos a mais grave crise econômica que já vivemos e que possamos, juntos, levar o Brasil rumo a um futuro mais feliz.
Um forte abraço.
Beto Salame
Deputado Federal
Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário