Governo Valmir da Integral fez Parauapebas perder uma década, aponta Índice de Desenvolvimento da Firjan, no ano de 2013
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
LEITURA DO IFDM
De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.
No Pará é o segundo
No Pará, Parauapebas ainda ocupa o 2° lugar, atrás de Canaã dos Carajás, mas isso diz pouco, não há comparação entre o que Parauapebas dispõe de recursos e os demais municípios paraenses, a bilionária capital do minério deveria ter índices similares aos alcançados pelos municípios mais ricos do país.
Em 2012, o município na gestão do ex-prefeito DARCI, quase chegou lá.
Com DARCI o município avançava a passos largos, aponta IFDM FIRJAN
DARCI colocou Parauapebas no índice de desenvolvimento médio, quase alcançando um grau de alto desenvolvimento |
No período de 2005 a 2012, com DARCI prefeito, Parauapebas avançava ano após ano, chegando a alcançar um índice de 0,7894 - para ser considerado alto teria que ser superior a 0,8 pontos.
Como se vê, apesar de ter apresentado muitos problemas em várias áreas, mesmo assim o governo DARCI colocou o município de Parauapebas próximo do índice de 0,8 pontos, ou seja, Parauapebas caminhava para o grau de de alto desenvolvimento.
VALMIR DA INTEGRAL atrasou em quase uma década, índice despencou
Valmir da Integral fez Parauapebas recuar quase uma década no índice de desenvolvimento da Firjan |
Retratando a completa desorganização que se iniciou em 2013, com um governo retrógrado e sem rumo, preocupado mais em pintar muro de amarelo e de perseguir quem lhe apontava os erros, VALMIR DA INTEGRAL colocou Parauapebas em franco retrocesso, agora medido e constatado pelo IFDM da Firjan, apontando que apenas em 2013 a administração de VALMIR DA INTEGRAL fez o município perder quase uma década de avanços sociais, o IFDM despencou de 0,7894 para 0,7220 - um número inferior ao de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário