CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A China construiu a primeira 'Lua' artificial do mundo, a inovação é fundamental para o futuro das suas missões espaciais



Uma lua na terra

A cada dia a China se fortalece e caminha rapidamente para superar qualquer outro país na corrida tecnológica pela conquista espacial, cientistas do gigante asiático anunciaram a construção de uma 'Lua' artificial de 60 cm de diâmetro.

Trata de um simulador capaz de criar o ambiente gravitacional lunar por tempo indeterminado, de acordo com Li Ruilin, cientista líder do projeto na Universidade de Mineração e Tecnologia da China, este é o “primeiro de seu tipo no mundo”, levando a simulação lunar a um nível totalmente novo. 

A gravidade desaparece 

O simulador pode fazer a gravidade "desaparecer". Embora a baixa gravidade possa ser alcançada em um avião ou em uma torre de queda, ela é momentânea, enquanto nas novas instalações esse efeito pode "durar o tempo que você quiser", acrescentou.

Como funciona?

O cientista explicou que foi instalada uma câmara de vácuo no coração do simulador que abriga uma 'mini lua' de 60 centímetros de diâmetro . A paisagem lunar artificial é composta de rochas e poeira, tão leves quanto as do satélite natural da Terra - onde a gravidade é cerca de um sexto da do nosso planeta -, em parte porque são sustentadas por um campo magnético.

Espera-se que a instalação desempenhe um papel fundamental nas futuras missões lunares do país asiático, incluindo a construção de infraestrutura capaz de abrigar humanos na Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário