CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O governador Helder Barballho pede aos prefeito medidas mais rigorosas para conter a segunda onda da Covid-19

O governador Helder Barbalho em vídeo conferência 
Foto: Marco Santos / Ag. Pará


Responsabilidade para evitar mortes 

O governador Helder Barbalho fez um apelo aos prefeitos da Região do Baixo Amazonas sobre a necessidade de conter a segunda onda da Covid-19.
“Ao verificar in loco a realidade dos municípios na divisa com o Amazonas, eu não tenho nenhuma dúvida de que estamos vivendo aqui nesta região uma segunda onda de contágio, e isto requer atenção, estado de alerta, e acima de tudo responsabilidade, para que nós possamos proteger a população. Na semana passada, mudamos o bandeiramento desta região, e fizemos com que estivéssemos em um estágio de alto risco, o bandeiramento vermelho. Peço a todos os prefeitos, e disse isto na conferência que fizemos há pouco, que todos possam, no âmbito municipal, replicar, fazer os decretos municipais, fazer constar e valer junto com a estrutura do Estado o convencimento da sociedade, de que isto é um ato necessário para proteger a nossa população”. (Helder Barbalho - Agência Pará - aqui)


Região do Carajás

O alerta do governador também serve aos municípios que integram a Região do Carajás, caso de Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás, diretamente envolvidos nas atividades da empresa Vale, um fator que fragiliza essas cidades no enfrentamento da pandemia, o setor mineral foi considerado essencial e nunca cessou seu funcionamento, se tornando um fator de difusão do coronavírus.

Parauapebas, no último Boletim Epidemiológico (aqui - 20/01), informa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI/SUS é de 100%, só esse dado já mostra a necessidade de medidas restritivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário