CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Parauapebas e Marabá: Darci e Tião, acuados pela Vale, deixam o vírus circular e já são quase 100 pessoas mortas pelo covid-19



A morte não vê diferença entre Darci e Tião

Parauapebas e Marabá são duas cidades reféns da mineradora Vale, seus prefeitos assistem o vírus devastar às suas populações, são quase 100 óbitos até a data de ontem (17).

Tanto Tião quanto Darci negligenciaram na estruturação da rede pública de saúde dos seus municípios, a pandemia castiga duramente os moradores de Marabá e Parauapebas, os números revelam uma dura realidade para os dois gestores: a omissão de ambos coloca seus governos no mesmo patamar de mortandade - Marabá tem 49 (aqui) e Parauapebas tem 47 (aqui) vítimas fatais do novo coronavírus.

Cada um a seu modo, os governos de Darci e Tião matam do mesmo jeito.

A morte e a Vale acuam Darci e Tião

Um outro fator de disseminação do vírus é a liberalidade que Darci e Tião tratam a mineradora Vale, principal agente econômico dos dois municípios, os prefeitos foram acuados pela poderosa empresa, preferiram jogar sua população ao risco de morte do que adotarem medidas em conjunto para enquadrar a mineradora.

O resultado da omissão de Darci e Tião diante da Vale é que Marabá e Parauapebas, cada uma delas, tem  o dobro de mortes de Goiânia, a capital do Goiás (aqui), com mais de 1,5 milhão de habitantes, tem 29 óbitos pelo covid-19.

Não vai parar de matar

A Vale não parou, o governo Hélder decretou 'lockdown' (cartilha aqui) em vários municípios do Pará, entre eles Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, nesses 3 municípios, a medida terá sua eficácia muito prejudicada, pois o principal fator de deslocamento de pessoas nessas localidades é a atividade de mineração.

Adotar o 'lockdown' para o setor mineral é uma medida drástica, não poderia ser implementado de uma hora para outra, já tem mais de 4 meses que o mundo luta contra o vírus, a OMS decretou estado de pandemia em 11 de março (aqui), tempo mais que suficiente para a Vale ter se preparado e buscado proteger a vida dos seus empregados e da população do entorno das suas minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário