CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 26 de janeiro de 2020

Parauapebas: Construção civil faz a cidade ser campeã na geração de empregos


Construção Civil foi a grande empregadora em Parauapebas no ano de 2019, com 2.840 vagas criadas no município







Oportunidade

Enquanto o Brasil vive o drama do desemprego provocado por Bolsonaro e Paulo Guedes, a cidade de Parauapebas tem uma situação totalmente oposta, o município bateu record na criação de postos de trabalho em 2019, foram 5.670 novas vagas, mas a boa notícia para os moradores do município paraense é que 2.840 delas, mais da metade, foram geradas na construção civil, parte considerável se deve as obras públicas iniciadas pelo governo local.

A mineradora VALE não ajuda

O setor extrativo mineral, em 2019, fechou o ano com um saldo de apenas 105 vagas geradas em Parauapebas, ou seja, fosse depender de alguma ajuda da Vale os trabalhadores estariam amargando o desalento e o desemprego, justamente onde os acionistas da VALE tem mais lucros.

Obras reais

Em 2017, Parauapebas teve saldo de 411 empregos na construção civil, já em 2018, consolidada a recuperação da receita orçamentária do município pela gestão atual, a execução de obras reais mais que dobrou o número de vagas criadas para 890, sendo que em 2019 saltou para extraordinários 2.840 empregos, um grande feito do município, com impacto considerável neste ano de eleições para prefeito.

Parauapebas lidera

A geração de empregos na construção civil, observada em Parauapebas, é decorrente de ações locais do governo municipal, basta comparar com outros municípios em situação similar, caso de Marabá, que em 2019 também teve um bom desempenho, com 1.810 empregos, apesar de ter uma população maior, essa cidade gerou cerca de mil 1.000 vagas a menos que Parauapebas. Canaã dos Carajás, ao lado, gerou apenas 178 empregos na construção civil.

Obras 'fake' não precisa de engenheiro e muito menos de pedreiro

Em 2016, na disputa pela reeleição, Valmir da Integral fez sua campanha baseada na suposta realização de '360 obras', era apenas propaganda para 'japonês ver' (clique aqui e leia)na construção civil, em 2016,  Parauapebas teve um saldo negativo de 847 empregos, tudo não passava de 'obras fakenews', um tipo de 'obras' que não precisa de engenheiro e muito menos de pedreiro.

Quadro comparativo de 2016 e 2019

O quadro comparativo do Caged não deixa dúvidas, Darci vem para uma reeleição com dados amplamente favoráveis na geração de empregos no município, algo que pode melhorar ainda mais em 2020:




Emprego e reeleição tem tudo a ver 

Quando disputou a reeleição de 2008, Parauapebas vivia uma situação de pleno emprego, foram geradas naquele ano cerca de 5.407 vagas, Darci Lermen saiu das urnas com 57,29% dos votos válidos, ganhou mais 4 anos de mandato e enterrou a carreira política de Bel Mesquita.

Em 2016, Valmir enfrentou situação oposta

Em 2016, Valmir da Integral tentou a reeleição, foi para as urnas com um saldo negativo de 11.962 postos de trabalho acumulados ao longo do seu mandato, de janeiro de 2013 a setembro de 2016, sendo derrotado por Darci Lermen.

Agora, Darci e Valmir, tudo indica, se enfrentarão nas urnas, sendo que o atual prefeito vem para a disputa com um saldo positivo de 7.703 empregos criados no município entre janeiro de 2017 a dezembro de 2019, números consolidados pelo Caged, caso 2020 ajude, o resultado eleitoral é quase previsível.

____________________
* Postagem com novos dados do CAGED

Um comentário:

  1. Rapaz até gosto do seu blog mais vc fala isso é mentira doido eu Nei gosto de Darci Nei de Valmir mais isso aí de novo parece ( que vc goste de $)

    ResponderExcluir