CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Edmilson rebate acusação contra indígenas e populações tradicionais feita por Bolsonaro na ONU


Edmilson Rodrigues junto ao Cacique Raoni em reunião
na Câmara dos Deputados


Com um discurso paranoico, defensivo e com viés ideológico de extrema-direita, o presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça-feira (24), na abertura da 74° Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Um de seus alvos prioritários de ofensas e mentiras foram os povos indígenas do Brasil.

Na tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) rebateu a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que os povos indígenas e populações tradicionais são responsáveis pelas queimadas na Amazônia. Edmilson ressaltou que Bolsonaro tentou “negar o óbvio” para “as maiores autoridades do mundo”, ao se referir ao aumento dos incêndios criminosos nas florestas brasileiras.

“Quando se tentou desmentir o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Nasa mostrou os focos de incêndio e de desmatamento não apenas na Amazônia, mas na Caatinga, no Cerrado e na Mata Atlântica porque o crime foi incentivado. E essa horda nacionalmente se articulou para perpetrar essa violência contra o nosso povo. Crime maior ainda é acusar os povos indígenas e populações tradicionais como responsáveis pelos focos de incêndio”, ressaltou.

Bolsonaro afirmou que 14% do território brasileiro – na verdade, são 12,6%, segundo a Funai – estão demarcados para terras indígenas, mas esqueceu de dizer que a responsabilidade por estas demarcações se deve aos governos anteriores e não ao seu, que vem atacando violentamento os direitos dos povos tradicionais, propondo exploração em terras indígenas e incitando a destruição da Amazônia por seus apoiadores ruralistas. Aliás, o próprio presidente já afirmou que não irá demarcar mais nenhuma terra indígena.

O líder indígena Raoni Metukire, que tem mais de 50 anos de militância em defesa da preservação da floresta amazônica e dos povos indígenas, também foi atacado por Jair Bolsonaro durante discurso. Edmilson se manifestou pelas redes sociais.







Orgulho de estar ao lado deste grande líder indígena do mundo. Nenhuma mentira ou paranoia vai abalar sua importância! Viva o Cacique Raoni!

Ver imagem no Twitter

122 pessoas estão falando sobre isso


Além de considerar que o presidente do Brasil subjugou a inteligência dos demais estadistas na Assembleia Geral da ONU, Edmilson em seu discurso na Câmara que Bolsonaro assuma a responsabilidade pelos crimes ambientais e sociais que o país vem sofrendo. “Respeite o povo brasileiro!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário