CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 30 de julho de 2019

PARAUAPEBAS: Empréstimo do Banco Mundial está ameaçado, governo federal "vetou" recursos similares da ONU para o Nordeste



Cronologia de uma boa promessa 

No último dia 30 de maio, o governo de Parauapebas publicou no Diário Oficial do Estado do Pará (DOEPA) e no Diário Oficial da União (DOU) o edital para contratação de empresa responsável pela execução das obras da 1ª Fase do PROSAP - Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e das Margens do Rio Parauapebas - como se observa a obra já foi dividida em fases, sendo que a etapa inicial está orçada em R$ 68.548.199,25 (aqui).

Só um milagre

O Nordeste acaba de perder recursos junto a ONU, cuja liberação segue o mesmo passo-a-passo desse projeto que envolve o município de Parauapebas.

Segundo a matéria, os valores foram vetados por Paulo Guedes (aqui), mas a realidade é bem outra, o problema pode ser muito maior, sob Bolsonaro o Brasil rapidamente ganha o status de "pária internacional", qualquer projeto será bastante difícil de ser aprovado junto à ONU e seus organismos, mesmo em caso de aprovação a liberação dos recursos é quase um "milagre".

Recursos próprios e perigo de gastos indevidos

O governo de Parauapebas já está ciente das dificuldades, tanto o é que pretende apressar o início das obras com recursos próprios, correndo sério risco de despesas indevidas, comprometendo um cronograma que a cada dia ganha contornos de mais uma promessa eleitoreira que não será cumprida.

A verdade, o PROSAP dificilmente estará em bom andamento até o término do atual mandato do prefeito DARCI.

Calendário eleitoral pode atrapalhar mais ainda

O início das obras sem uma palavra final do Banco Mundial sobre o projeto técnico propriamente dito pode causar imensos prejuízos aos cofres de Parauapebas e muitos transtornos indesejados, o governo erra ao vislumbrar em algo tão importante apenas seu aspecto eleitoreiro.

A primeira etapa sendo apressada pelo atual governo, mesmo sabendo que corre o risco de ser rejeitada pelo Banco Mundial, pois deflagrada antes mesmo da sua aprovação pelo BID, pode ser mais uma aposta equivocada do prefeito Darci Lermen.

O site da prefeitura confirma a precipitação do prefeito

O próprio site oficial da prefeitura não deixa dúvidas da precipitação do gestor, pois os documentos que embasam o projeto e seu financiamento ainda estão em fase de elaboração pelos técnicos do Banco e da prefeitura, depois ainda é estimando que consumirá mais de 120 dias para a devida análise interna pelo Banco Mundial:

“Cada especialista dará a sua contribuição e, ao final, teremos um documento único, que será o guia para o financiamento junto ao BID. Ao final desta missão, os especialistas e consultores levarão todas as informações necessárias. Em seguida, haverá um trâmite interno do banco, que dura em torno de 120 dias. Todos os documentos do PROSAP serão publicados no site do banco e estarão disponíveis para todas as entidades que fazem parte do BID. Após esse processo, estaremos aptos a passar pelo senado federal e pelo congresso, que vai dar o aval final para o nosso empréstimo”, detalhou Daniel Benguigui, coordenador geral do PROSAP. (leia aqui)

A imagem do prefeito ainda está muito ruim, o que pode está levando o governo a uma precipitação na tentativa de 'mostrar serviço'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário