CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

EDUCAÇÃO: O desastroso legado de 8 anos do governo JATENE/PSDB

Ocupando o penúltimo lugar no ranking da educação, ganhando apenas do Amapá, o Pará terá um difícil caminho de recuperação




Isso que é uma herança maldita

Nos últimos 8 anos, o Pará parou, é o que se pode concluir dos números do estudo denominado os "DESAFIOS DA GESTÃO ESTADUAL 2018", elaborado pela Macroplan (aqui), a consultoria tem sede no Rio de Janeiro-RJ e pesquisou 10 áreas de atuação governamental, o resultado aponta que o governo Jatene afundou a administração pública estadual, principalmente na área da educação,  foi quase uma década de completo descaso com o principal e mais estratégico setor de atuação do poder público - EDUCAÇÃO.

Penúltimo lugar

Depois de oito anos de JATENE/PSDB, o "parar" é isso mesmo, verbo. O estado parou, aliás, fez pior, deu marcha ré.

Pense, o Pará ocupa o 11° lugar no ranking do PIB dos estados brasileiros (aqui), mas seu indicador na área de educação é o penúltimo, ocupando a 26a. posição, ganhando apenas do Amapá.

O nome do estado, Pará, poderia ser entendido como uma abreviatura de "paraíso", dada sua riqueza humana e aos seus abundantes recursos naturais. Deveria, mas não o é.

O atraso tem donos - setor agropecuário e setor mineral

Evidente, a elite local deve pensar que o estado por ter no setor agropecuário e no extrativismo mineral mais de 40% do seu PIB pode abdicar de investir na educação da sua população.

Pense

Desde quando, afinal, desmatar e matar posseiro, derrubando a mata pra colocar capim ou arrancar minério do chão é preciso de educação?

Convenhamos, as atividades não precisam de muita "ciência", ainda mais no modus operandi da VALE e dos "fazendeiros do Pará".

Afundou e promove a violência como negócio

O Pará deveria ajudar os municípios a puxar seus indicadores sociais pra cima, nesses 8 anos de Jatene/PSDB, fez o contrário, o estado afundou a qualidade de vida dos seus habitantes, privilegiou incentivos fiscais para atividades que agridem e promovem a destruição do meio-ambiente, que violentam a sua população e saqueiam os seus recursos naturais.

Indicadores sociais - a herança maldita do Jatene/PSDB

Os indicadores sociais faz o estado do Pará ocupar o desonroso 25° lugar, segundo o IDGE-2018 (aqui), considerando as 10 áreas pesquisadas (educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social, condições de vida e institucional).

Foi assim

Hélder recebe uma herança mais que maldita, que faça as escolhas certas, o Pará e o seu povo merece ter uma sorte melhor. A maior parte da população votou para isso, elegeu Helder e deu maioria ao candidato HADDAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário