CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A mineradora VALE está assediando as vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho-MG, diz MAB

Vista aérea mostra ponte desmoronada causada por inundações provocadas pelo colapso de uma barragem perto de Brumadinho, Brasil, 25 de janeiro de 2019


Atingidos por Barragens acusam Vale de assediar famílias de Brumadinho

"O Movimento dos Atingidos por Barragens afirma que a mineradora Vale está assediando e pressionando familiares de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho. A Sputnik Brasil conversou com Joceli Andrioli, representante nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) sobre o trato da empresa com as vítimas de Brumadinho.

O MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens vem auxiliando vítimas da tragédia do rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em Minas Gerais, desde quando a barragem se rompeu no dia 25 de janeiro levando a morte trabalhadores da mineradora Vale, moradores da cidade e turistas, que visitavam a região. 

Joceli Andrioli, representante nacional do MAB, em entrevista à Sputnik Brasil, fez um comparativo da tragédia em Brumadinho com a de Mariana, tendo em vista o auxílio prestado às vítimas. 

"A gente sabe que as mineradoras têm muito poder econômico, são os grandes financiadores das campanhas eleitorais, que elegem as assembleias legislativas, o Congresso Nacional, governadores, presidentes, e muitas vezes a representação política fica refém do capital econômico. Nós temos cobrado aqui para que não se repita o que aconteceu em Mariana, onde o poder público não tomou as providências cabíveis", destacou.

"Vários projetos que o MAB ajudou a construir, que estão paralisados, como é o caso do projeto de lei que garante a segurança das barragens, proibindo barragens perigosas, que tá parado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um projeto de lei que garantia o direito das populações atingidas, que até hoje não tem marco legal, que garanta a transparência, a participação, informação dessa população, e políticas claras de reparação. Esses projetos estão paralisados pelo lobby das mineradoras, e agora a gente está com muito medo, porque se repete novamente em Brumadinho essa relação de dependência da lógica política das mineradoras", alertou o representante do MAB."

Nenhum comentário:

Postar um comentário