CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

O que vale para TRUMP é aplicável ao idiota eleito presidente do Brasil - o Bolsonaro



Trump é incompetente, impulsivo e amoral. O céu ajude a todos nós - por Eugene Robinson


O caos ao nosso redor é o que acontece quando a nação elege um homem incompetente, narcisista, impulsivo e amoral como presidente. Neste Natal, que o céu ajude a todos nós.

Grande parte do governo dos EUA está fechado devido a uma impasse no financiamento do inútil muro na fronteira, o presidente Trump disse que México pagaria. 

Os mercados financeiros estão tendo um colapso nervoso que Trump e seus assessores estão piorando. 

O secretário de Defesa Jim Mattis, amplamente visto como tendo impedido Trump de mergulhar a segurança nacional em algum precipício vertiginoso, renunciou em protesto contra a mais recente capricho do presidente e está sendo empurrado para fora do governo dois meses mais cedo que o previsto. O poder militar e econômico mais importante do mundo está sendo empurrado de um lado para o outro como se fosse um adolescente malcriado com problemas de controle da sua teimosia.

Eugene Robinson - Colunista
do Washington Post
Tornou-se um clichê citar o poema de William Butler Yeats, “A Segunda Vinda”, escrito quase 100 anos atrás, após a Primeira Guerra Mundial. Mas ninguém disse melhor: “As coisas desmoronam; o centro não pode aguentar; A mera anarquia é solta no mundo. . . E que fera áspera, finalmente chegou a sua hora, Slouches em direção a Belém para nascer?"


Devemos conhecer tais pensamentos apocalípticos para que possamos dominá-los. Por muitos milênios, esta tem sido uma época de esperança e renovação - a época do ano em que, no Hemisfério Norte, as horas de luz do dia começam a crescer e a promessa da primavera, ainda a meses de distância, está assegurada. Enquanto os cristãos celebram o nascimento de seu salvador, outros marcam a virada de uma página e a chegada de um futuro melhor.

Portanto, devemos ser realistas, mas nunca desesperados. Muito deu errado. Mas está em nosso poder corrigir as coisas.

É difícil, no momento, avaliar completamente o dano que Trump está causando. Nós nunca tivemos um presidente como ele, então a história é um guia ruim. Por seu racismo, talvez possamos voltar a olhar para Woodrow Wilson; sua inaptidão geral para ocupar o cargo mais alto da nação lembra o desafortunado Andrew Johnson. Talvez Andrew Jackson fosse tão impetuoso, Richard M. Nixon tão venal. A semana passada viu Trump manifestar todas essas características e mais.

Depois de um telefonema com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, Trump de repente anunciou a retirada dos cerca de 2.000 soldados dos EUA que estão lutando na Síria. O Estado Islâmico é basicamente derrotado, afirmou Trump - outra de suas inúmeras mentiras.

Em primeiro lugar, é discutível se os Estados Unidos deveriam ter enviado forças para a Síria, mas havia amplo consenso entre especialistas militares e de política externa que retirá-los agora, abruptamente, seria impensável. Ele deixará os curdos sírios - aliados leais dos EUA - à mercê de Erdogan e do ditador sírio Bashar al-Assad. A retirada da Síria alegra os corações do presidente russo Vladimir Putin e dos mulás no Irã. E, como muitas das decisões de Trump, não decorre da análise, mas do capricho.

Mattis foi, juntamente com o ridículo envio de tropas pré-eleitorais para a fronteira dos EUA com o México, uma manobra evidente para estimular o fervor na sua base. Mas o movimento da Síria foi uma ponte longe demais, Mattis renunciou com uma carta exagerada descrevendo os valores e interesses dos EUA como ele os vê e deixando claro que Trump tem visões muito diferentes. Irritado por ter sido convocado, Trump adiantou a data de saída de Mattis de 28 de fevereiro para 1º de janeiro.

Também na semana passada, Trump renegou um acordo para manter o governo até 8 de fevereiro, exigindo US$ 5 bilhões por seu muro imaginário de fronteira em vez dos US$ 1,3 bilhão que o Congresso estava disposto a fornecer. O presidente estava evidentemente respondendo a comentaristas de direita que avisaram que sua base não o perdoaria se ele se rendesse. Então agora estamos em uma paralisação parcial do governo dos EUA, sem fim à vista.

Os índices do mercado financeiro despencaram. Em férias no Cabo San Lucas, México, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, teve a brilhante idéia de ligar para os líderes dos principais bancos no domingo, questioná-los sobre sua liquidez e garantir que tudo ficaria bem - o que ajudou a levar os mercados a outro mergulho na segunda-feira.

À medida que múltiplas investigações se aproximam, incluindo a conduzida pelo conselheiro especial Robert S. Mueller III, Trump certamente atacará. Eu acredito que as coisas vão piorar antes de melhorar.

No entanto, o Salmo 30:5 nos diz que “o choro pode durar por uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Todos nós, crentes e não crentes, devemos de alguma forma convocar a fé de que sobreviveremos a este julgamento. 

Por favor, comece por ter um feliz Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário