CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Parauapebas: O que disseram as urnas na eleição para governador no município

A pequena diferença conseguida por Hélder Barbalho em Parauapebas serve de alerta para o governo local? 

O primeiro turno das eleições de 2018 foi marcado pelo uso criminoso de "fakenews", o resultado pode ser tido como atípico ou de fato é uma tendência para o segundo turno?




Parauapebas é oposição

O cidadão de Parauapebas tem sido implacável com qualquer aliado do governo do Pará, os eleitores tem sempre votado com a oposição, foi assim em 2006, 2010 e 2014, as vitórias sempre foram com folgado números.

Em 2018, embora o eleitor de Parauapebas também tenha dado uma vitória ao candidato oposicionista, um fato está chamando a atenção:  a votação obtida por Hélder (MDB) no município ficou aquém do esperado, a diferença para o seu adversário Márcio Miranda foi muito pequena, alguns creditam isso ao baixo desempenho administrativo do governo local. 

A pergunta de difícil resposta

A pergunta de difícil resposta é saber se é possível relacionar o desempenho do governo local com o resultado das eleições para governador do Pará no município de Parauapebas.

Parauapebas negou votos pra Hélder vencer no primeiro turno

Em 2018, Hélder teve 44,89% dos votos válidos, ou seja, abaixo da média no estado e insuficiente para ganhar no primeiro turno, como apontavam as pesquisas.

Para ter idéia, em 2014, Hélder teve 64% no primeiro turno e 60% no segundo turno.

Governo Darci Lermen dominado pelo "bolsonarismo"

Fácil constatar no governo municipal de Parauapebas, apesar do inquestionável espírito democrático do prefeito Darci Lemen, a verdade é que 80% dos cargos comissionados estão sob controle de apoiadores de Bolsonaro, vide manifestações públicas de membros da ASCOM (jornalistas tipo "merdinha de açúcar"), o que pode ser fatal para Hélder Barbalho no segundo turno em Parauapebas.

Darci Lermen


Para o prefeito Darci Lermen, o resultado eleitoral de 2018 teve um aspecto muito bom, diria até excelente, praticamente aniquilou os seus principais concorrentes nas eleições de 2020, a começar pelo ex-prefeito Valmir da Integral.

Porém, o resultado político, no geral, parece muito desastroso, não pelo que realmente foi, mas pela sensação que causou, podendo trazer surpresas ainda no segundo turno.

Não custa lembrar, HELDER venceu em Parauapebas com pífios 7% de vantagem sobre o seu adversário, mas não podemos esquecer que este, Márcio Miranda, nem campanha fez no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário