CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Com mais de 54% dos votos válidos, Hélder larga com boa vantagem no segundo turno

Hélder teria 54,29% dos votos válidos no segundo turno, Márcio Miranda ficaria com 45,71% - diz a pesquisa Doxa 




Primeira pesquisa mostra boa vantagem de Hélder

O instituto DOXA divulgou a sua primeira pesquisa para o segundo turno no Pará, Helder (MDB) tem 46,8%, o que equivale a mais de 54% dos votos válidos, Márcio Miranda (DEM) obteve 39,4%, algo como 45,71% dos votos válidos (AQUI).

O crescimento de Márcio Miranda, que no primeiro turno teve apenas 30,21% dos votos válidos, é impressionante, embora seja preciso alguma ressalva com  a pesquisa DOXA, muito benevolente com esse candidato.


Vantagem pífia em município governado por aliado

Os números ainda apresentam um franco favoritismo do ex-ministro Hélder (MDB), mas o alerta acendeu, principalmente em municípios do sul do Pará, caso de Parauapebas, onde a vantagem do candidato ficou bem abaixo do esperado. 

Alguns creditam o resultado do MDB em Parauapebas a baixa popularidade do governo Darci Lermen. Na verdade, parece que o quadro está sendo agravado pela falta de competência da equipe de comunicação do que propriamente do desempenho real do prefeito. A ASCOM do governo municipal é muito capenga! 

Reerguendo, mas "quem não se comunica se trumbica"

Darci Lermen herdou o município de Parauapebas quase à beira da falência, perdendo receita, com dívidas de toda monta, numa luta de Davi contra Golias, Darci foi peça chave para mudar o cálculo da CFEM, enfrentando a poderosa mineradora Vale, ele iniciou uma recuperação da Cota Parte do ICMS, Darci está conseguindo fazer o município de Parauapebas se reerguer aos poucos, mas a ASCOM não consegue mostrar isso pra população.

PT resiste a aderir ao MDB no sul do Pará

Outro problema a ser enfrentado pela candidatura Hélder no sul do Pará é sua rejeição dentro do PT. 

As principais lideranças do partido não acataram a decisão da executiva estadual de apoiar o MDB, há resistências, o caso mais emblemático é do deputado Dirceu Ten Caten, com base na cidade Marabá, ele anunciou apoio ao candidato Márcio Miranda, Dirceu foi o deputado estadual mais votado do PT.

Em Parauapebas não é diferente, no município as lideranças do partido não esqueceram a saída do atual prefeito Darci Lermen para o MDB, ainda nas eleições de 2016. Há feridas abertas.

Dados da Pesquisa

A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o protocolo PA-07843/2018 e foi realizada no período de 10 a 13 de outubro com 1.896 eleitores, entrevistados nas seis (6) mesorregiões do Estado.

O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro estimada de 2,25% para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada GRAVASOM/A Província do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário