CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Os Pequenos Grandes, por Léo Mendes




Os Pequenos Grandes, por Léo Mendes

Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer  
“APESAR DE TUDO!"  tem a vocação para a política. 


É muito comum ouvirmos que “a política é cheia de surpresas”. Ainda que não me atreva a desprezar a sabedoria popular, desde há muito tenho me habituado a tentar submeter minhas precárias análises aos princípios da racionalidade, normalmente, buscando inspiração em Maquiavel, Marx, Weber e ou Gramsci, o que, entretanto, não invalida a premissa acima. 

Um exemplo é o que temos visto, em âmbito nacional, em relação a LULA e ao “lulismo”: pois, depois de quase quatro décadas de ataques midiáticos, encabeçados pela poderosa Organização Globo, diversos processos, condenação, ele é líder em todas as pesquisas, mesmo que não consiga manter sua candidatura, deverá “ungir” seu indicado ao segundo turno e, muito provavelmente, à vitória! Não para mim, mas para muitos analistas, especialmente na chamada “grande mídia”, isso é “surpreendente”! 

Comecei com esta digressão a pretexto de chamar a atenção para “pequenas” candidaturas, pois mesmo se tomando em conta as especificidades destas eleições e tendo como parâmetro a região influenciada por Parauapebas, elas podem “surpreender”. Positivamente, é claro! 

Estamos nos referindo às candidaturas a deputado estadual do vereador Marcelo Parceirinho (PSC) e do Carteiro Everaldo (PT): cada um a seu modo e em seu respectivo nicho eleitoral e considerando as devidas proporções! 

O primeiro, Marcelo Parceirinho, foi um dos vereadores mais votados, tem sua base política na Assembleia de Deus, uma das maiores e mais atuantes denominações religiosas de nossa cidade. 

O segundo, Carteiro Everaldo, é militante antigo e aguerrido, construiu sua vida pessoal e política vinculado ao PT e aos movimentos sociais, com foco na luta pelo direito à moradia e pelo acesso à terra. Além disso, tem experiência política junto ao partido e às outras candidaturas do PT, de cujas “dobradinhas” poderá resultar relativa expressividade eleitoral! 

Importante lembrarmos, não estamos aqui apostando ou afirmando que as ditas candidaturas lograrão êxito, isto é, não estamos dizendo que Parceirinho e ou Everaldo serão eleitos. O que estamos dizendo é que, devido as condições em que suas candidaturas se apresentam, elas poderão surpreender, o “primeiro” mais que o “segundo”, tanto na campanha como na votação. 

Parceirinho tem mais requisitos: é vereador (e muito bem votado, já destacamos), candidato único de seu partido e de sua igreja (neste caso, inclusive, não há diferença entre um e outro), contando com o apoio efetivo das principais lideranças de ambos (partido e igreja) em Parauapebas, além de carisma, inegável experiência e maturidade política. 

Everaldo, por sua vez, conta com a empolgação, a convicção política e ideológica para se apresentar sem as amarras das inconsequentes e irresponsáveis promessas de campanhas, pagas à vista e ou simplesmente nunca honradas, esquecidas, prática comuns das velhas lideranças políticas de nossa cidade (quiçá, ultrapassadas)

Por fim, não nos iludamos: campanhas políticas prescindem de recursos materiais e financeiros, é muito provável que as mencionadas candidaturas não disponham deles (ao menos, no tanto que gostariam), mas também precisam de disposição e paixão: isto não lhes falta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário