CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O Pará é quem mais contribui para a mineração e para a VALE, mas o setor fecha postos de trabalhos no estado

A VALE "bamburra" todos os dias no Pará, mas fecha postos de trabalhos

Enquanto fecha postos de trabalho no Pará, a mineração tem saldo de 1.552 empregos em Minas Gerais





A VALE comemora com altos lucros

Minas Gerais e Pará são os principais empregadores no setor mineral, na extração de ferro é onde se concentra  mais da metade dos postos de trabalho.

O ano de 2017 foi um ano muito bom para o setor extrativo mineral, bom para as empresas, claro.

Um ano excelente para a mineradora VALE, a exploradora teve altos lucros.

Preço nas alturas

Os preços tiveram aumentos significativos em 2017, principalmente o minério de ferro, a cotação alcançou US$ 90,00/t em fevereiro.

No primeiro semestre de 2017, comparando com mesmo período de 2016, o preço do minério de ferro teve um crescimento médio de 43%. Com o cenário favorável, o ferro passa a ter 68% de participação nas exportações minerais brasileiras, enchendo os cofres da mineradora Vale de bilhões de dólares. No mesmo período de 2016, o minério de ferro respondia por 55,3% das exportações do setor.

Domínio da China

A China é o principal mercado para as exportações do minério brasileiro, com 41.8% de participação total, seguida de longe pelo Japão, que vem em segundo lugar, com apenas 5.9%.

A mineração fecha postos de trabalho no Pará

O principal produto do setor é o minério de ferro, quem mais produz é Parauapebas e Canaã dos Carajás, cidades paraenses, mas para a VALE isso não importa muito, ela quer apenas explorar, lucrar e depois irá embora, deixando um rastro de destruição e desorganização social.

Acredite, mesmo com todo esse cenário paradisíaco, a mineradora VALE presenteia o Pará com desemprego. O saldo de postos de trabalho foi negativo para o período em 177 vagas.

Veja os números

No primeiro semestre de 2017, quando a Vale mais ganhou e lucrou, o Pará teve uma queda na geração de empregos no setor mineral de 0,9%.

A VALE é a mãe de Minas Gerais e a madrasta do Pará

Enquanto no Pará a Vale (o setor mineral) fecha postos de trabalho, gerando desemprego, em Minas Gerais o  saldo de mão de obra da mineração no primeiro semestre de 2017 foi positivo, principalmente na extração de ferro, com 1492 novos postos de trabalho.

________________________________________________
Obs: Todos os dados são oficiais e publicados pela Agência Nacional de Mineração e CAGED (www.anm.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário