CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Parauapebas pede JUSTIÇA com os recursos da mineração de Carajás

O movimento iniciado em Parauapebas, com DARCI LERMEN, já conta com mais de 500 prefeitos de todo o Brasil, eles confirmaram presença em Brasília para a votação da MP da CFEM



Novas regras da CFEM

DARCI LERMEN percebeu desde o início e alertou aos prefeitos dos municípios atingidos pela exploração mineral de Carajás, localizado no corredor da ferrovia, caso a MP 789 já tivesse em vigor, de 2004 a 2017, esses municípios teriam recebidos algo em torno de R$ 923 milhões.

Dizendo tudo de uma outra forma, ou seja, os municípios atingidos pela VALE, localizados na Estrada de Ferro Carajás, perderam para a poderosa mineradora  algo em torno de R$ 1 BILHÃO, considerando uma CFEM de 4%.

Um marco 

O prefeito de Parauapebas, DARCI LERMEN, percebeu a importância da votação de um novo marco regulatório para a mineração, conseguiu sensibilizar os prefeitos do Pará e Maranhão para a votação em Brasília, prevista para ocorrer nesta terça-feira (21).

No município que governa pela terceira vez, DARCI decretou ponto facultativo, não é para menos, a aprovação dessas novas regras é quase uma nova emancipação de Parauapebas.

Parauapebas

A população de Parauapebas só tem a comemorar, com um senso político aguçado, DARCI LERMEN não hesitou em liderar essa batalha por uma CFEM JUSTA!

O município paraense será beneficiado de várias formas, seja pela ampliação da taxa da CFEM para 4%, fixa e sem descontos, seja como pelo impacto positivo nas cidades localizadas na área de influência da VALE, pois devido a mineração em Carajás, esses municípios passarão a ter direito a uma parte da CFEM, eles terão mais recursos para desenvolverem políticas públicas que podem reduzir o o fluxo migratório, fator que tanto pressionou os cofres de Parauapebas em todos esses anos de exploração pela mineradora VALE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário