CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Grão-Pará e Maranhão: Ana Júlia, ex-governadora do Pará, vai para o PCdoB de Flávio Dino, governador do Maranhão

Segunda colocada nas pesquisas eleitorais para o governo do Pará, ANA JÚLIA vai para o PCdoB



Grão-Pará e Maranhão

A ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, foi convidada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, para se filiar ao PCdoB, num grande ato previsto pra ser realizado no dia 25 de outubro, em Belém, na capital do Pará.

Saída honrosa

Para o seu novo desafio, ANA JÚLIA recebeu o apoio de todas as grandes lideranças do PT, a nível estadual e nacional. A decisão de sair do Partido dos Trabalhadores (PT) foi comunicada aos dirigentes locais e ao presidente LULA.

Carreira vitoriosa

Ana Júlia Carepa tem uma das carreiras políticas mais vitoriosa da história recente do Pará, saindo de vereadora de Belém e chegando ao cargo máximo do estado, eleita governadora em 2006 com 54,93% dos votos válidos, na época derrotou o favorito Almir Gabriel, era tido como imbatível.

Uma terceira via

A ida de ANA JÚLIA para o PCdoB abre um leque de opções para 2018, seja na manutenção da aliança PT e PCdoB ou seja na construção de uma terceira via para disputar o governo contra HELDER e contra algum nome indicado pelo desastrosa gestão Jatene.

A terceira via poderia envolver uma aliança com a Rede, de Úrsula Vidal, e ou com o PSOL, de Edmilson Rodrigues.

Cláusula de barreira

Porém, o motivo oficial da ida da ex-governadora ao PCdoB é o fortalecimento da legenda para as eleições proporcionais à Câmara dos Deputados federais, ANA JÚLIA seria a candidatura prioritária do partido para vencer a cláusula de barreira aprovada na reforma eleitoral.

Cargo majoritário

A força da governadora é tentadora para a disputa de um cargo majoritário, em pesquisas eleitorais que abrangem todo o estado, não apenas a região metropolitana, ANA JÚLIA é disparada a segunda colocada nas intenções de voto para o governo do Pará.

Tem segmento do eleitorado que ANA JÚLIA atinge os 25% das intenções de votos, com o apoio de LULA, a ex-governadora poderia surpreender o favoritismo de HELDER BARBALHO.

Efeito borboleta

Em matéria eleitoral, toda mexida no tabuleiro tem seu "efeito borboleta", tudo anda meio imprevisível para 2018. 

Ana Júlia tem um nome muito conhecido e com forte apelo popular, seria um bom palanque eleitoral para LULA no Pará, em caso de uma aliança com PT/PMDB não vingar no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário