CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Parauapebas vive uma grande seca, o rio Parauapebas agoniza e a mineradora VALE suga a água que tem

48 MILHÕES de litros d'água ao dia para a mineradora VALE, enquanto a população de Parauapebas padece com a crise no abastecimento

Em meio a maior seca, a população de Parauapebas fica sem água, o rio Parauapebas agoniza, mas a mineradora VALE tem sede

Sem dó nem piedade, o governo do Pará autorizou a mineradora VALE sugar até 48 milhões de litro d'água por dia no rio que seca


Veja imagens inéditas e impressionantes - Clique no Portal Canaã


A agonia do rio Parauapebas

A sede da mineradora Vale não pode esperar e o rio Parauapebas agoniza e seca, simbolizando o que de fato será o legado produzido pela empresa na área de Carajás, no município de Parauapebas e região.

A água um dia acaba

A população de Parauapebas sofre com a falta d'água, bem verdade que há deficiências na operação da SAAEP, mas a população precisa acordar para a insaciável sede da mineradora VALE no município, recentemente conseguiu uma estranha outorga do governo do Pará para sugar até 48 milhões de litros d'água ao dia do sofrido rio Parauapebas, sem falar na suspeita de imenso danos causados ao lençol freático adjacente à bacia desse mesmo rio pelas obras do ramal ferroviário do projeto mineral S11D.


Outorga para a Vale deveria ser cancelada



No dia 26 de maio de 2017, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, SEMAS/PA, mediante a Outorga n° 2838/2017, autorizou a mineradora VALE a captar até 48.000 m³/dia de água do rio Parauapebas.

"É boazinha"

Mas não se preocupe, essa absurda outorga de 48 milhões de litros d'água ao dia é apenas para o inverno, pois a VALE é boazinha para o rio Parauapebas, no verão será apenas o absurdo de 552 mil litros/dia. 

A sede da Vale não é humana

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para cada pessoa um consumo médio diário de 100 litros, quantidade que seria suficiente para atender suas necessidades básicas e de higiene. 

150 a 200 litros/dia

No Brasil, em média, os órgão oficiais trabalham com um valor de 150 a 200 litros dia por pessoa, dependendo do tamanho da cidade, quanto menor a aglomeração urbana, menor o consumo.

SNIS

O município de Parauapebas não tem dados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, algo que a atual administração deveria resolver.

Consumo médio Brasil

Cada habitante do Brasil consome em média 154 litros/dia, segundo o SNIS.

Consumo médio Pará

Segundo o SNIS, o Pará teve um consumo médio de 149,1 litros/dia por habitante, nos últimos 3 anos (2012 a 2014).

Em 2015, o consumo no Pará foi de 141,6 litros/dia por habitante.

Parauapebas

Considerando o consumo médio do Pará e que a população de Parauapebas seja de 196.259 habitantes (IBGE-2016), a cidade precisaria de algo em torno de 29,2 milhões de litros/dia.

Toda Parauapebas teria apenas 60% do que a VALE está autorizada a sugar do seu pobre rio.

A Vale bebe

Isso mesmo, a VALE bebe sozinha quase o dobro do que toda a população de Parauapebas.

A sede da VALE se torna ainda mais escandalosa se considerarmos que apenas 47,7% da população paraense tem acesso a água tratada.

Manda e desmanda

Está evidente que a mineradora VALE é a "lei" no Pará, principalmente nas áreas onde atua, a empresa manda e desmanda, presenteia o judiciário estadual com suntuosas instalações, silencia a imprensa local.

Parauapebas precisa tomar a iniciativa

O processo de licenciamento ambiental pra captação de água do rio Parauapebas é um profundo mistério, está mais que evidente que essa outorga tem que ser corrigida, para salvar o rio que seca. 

Caso o município de Parauapebas não tome as providências legais necessárias, quem o fará?

SAAEP

Jogar a culpa da falta d'água exclusivamente nos problemas operacionais e técnicos da SAAEP é política partidária, embora problemas existam, mas os sinais que há mais responsáveis por isso são evidentes e inegáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário