CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

DESEMPREGO: A mineradora Vale aumentou sua produção mineral no sistema norte

O desemprego aumenta na região de Parauapebas e Canaã dos Carajás, onde atua a mineradora


Veja aqui a imagem e o relatória de produção da VALE
Leia AQUI o relatório de produção da VALE


Parauapebas e Canaã dos Carajás

No último balanço das suas atividades, divulgado em 20 de julho de 2017, a mineradora VALE mostra o tamanho da importância das minas localizadas no Pará, notadamente em Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Aumento de produção

As extrações da Vale no Sistema Norte, que compreende as minas de Carajás (Parauapebas), Serra Leste (Curionópolis) e S11D (Canaã dos Carajás), atingiu seu recorde de produção com a marca de 41,5 milhões de toneladas, um acréscimo de 13,7% se comparado ao mesmo período de 2016.

Salvou

Não fosse o aumento na produção da Vale no sistema norte, a mineradora teria apresentado prejuízo nos seus resultados para o 2° trimestre de 2017.

Os municípios cobram ao menos transparência

A Vale aumenta a produção na região, mas ainda falta muito para os municípios do Pará terem acesso aos dados da produção da mineradora nos seus territórios, com o devido preço cobrado pelo minérios e as devidas deduções.

É tudo uma caixa preta, mantida fechada com a ajuda de membros do judiciário brasileiro.

Dívidas e dúvidas 

Em Parauapebas, cresce a suspeita que a VALE continua praticando um preço interno, declarado ao governo brasileiro, e outro preço externo, utilizando paraísos fiscais como "entreposto contábeis" para as suas exportações. 

Transporte e seguro

Outra situação, a empresa não declara separadamente o custo com royalties, seguro e transporte, misturando tudo, confundindo e mostrando não se importar com a transparência das deduções, algo que muito interessa aos cidadãos, pois transporte e seguro são descontos que influenciam diretamente nos valores devidos pela mineradora ao DNPM, depois repassados na sua maior parte os municípios mineradores.

Fez 50 anos e comemora com razão

No último dia 31 de julho, a Vale comemorou os 50 anos da descoberta das minas de Carajás, a bem da verdade, a poderosa mineradora tem muito o que comemorar, inclusive a completa ausência de fiscalização das suas atividades no Pará, onde a empresa manda e desmanda.

A população sofre

A população da região vive a crise do desemprego e da completa omissão da empresa com os problemas sociais causados pelas suas atividades no Pará.

Propaganda

Em Parauapebas, o quadro deixado pela companhia mineradora é de total desarranjo social.

Para a maior parte dos moradores da cidade, a VALE é uma ficção, uma propaganda de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário