CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Parauapebas: Processo de "candidaturas laranjas" está parado no Ministério Público Eleitoral

Processo no TRE/PA está há mais de 5 meses aguardando parecer do Ministério Público 




Diligências

Parece que o caso das candidaturas laranjas em Parauapebas terá que esperar o recesso do poder judiciário, desde o dia 10 de fevereiro que o recurso foi enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará ao Ministério Público.

Mais de 5 meses aguardando parecer do MP eleitoral.

Caso escrachado

O caso de candidaturas fictícias em Parauapebas foi muito escrachado, tinha até uma das "laranjas" que é parente de um candidato eleito.

Ação julgada improcedente

Daniel Fernandes, que foi candidato a vereador em 2016, ingressou com ação judicial (AIJE), mas a justiça em Parauapebas julgou improcedente.

Recurso

O autor da ação recorreu ao TRE.

É fraude

No momento em que foi apresentado à justiça eleitoral para registro, a coligação preencheu formalmente todos os requisitos referente à cota feminina de 30%. Porém, durante a campanha eleitoral, a simulação foi constatada, pois 4 mulheres sequer fizeram campanha, caracterizando uma simulação, uma fraude.

Candidaturas fictícias

A fraude consistente no registro de candidaturas laranjas, usando mulheres que não realizaram e nem participaram da campanha eleitoral, os registros das candidatas são apenas para burlar a exigência legal da cota feminina, sendo tal conduta caracterizada como abusiva, cuja punição adequada é a cassação do registro de todos os candidatos, bem ainda os diplomas dos suplentes e os mandatos eletivos dos eleitos, é assim que tem decidido o Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário