CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Parauapebas: Desemprego - a mineradora VALE ajudando a aumentar o problema



A mineradora Vale contribui para o desemprego 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)* trouxe dados desanimadores para o Estado do Pará, revelando que na hora que a população e os trabalhadores mais precisam é justamente o momento que a mineradora VALE abandona qualquer escrúpulo e compromisso social com a a região que mais lhe beneficia.

Apesar dos privilégios fiscais e ambientais concedidos à mineradora Vale, seu setor de atuação é o que mais contribui para o desemprego na região onde atua.

Em Parauapebas, 44% do desemprego é na mineração

Na cidade de Parauapebas, o setor mineral é responsável pelo fechamento de 265 vagas de empregos em 2017, considerando um total de 592 empregos encerrados, a extração mineração é responsável diretamente por mais de 44% do desemprego em Parauapebas.

Indiretamente, a VALE também

A responsabilidade da Vale pode ser ainda maior, já que o comércio, que fechou o maior número de vagas no período, depende em muito da renda obtida pelos trabalhadores na mineração, isso sem considerar o CALOTE sofrido por empresas que prestaram serviços à contratadas da VALE.

Impune

O problema é que enquanto a VALE passa incólume, mesmo sendo a principal responsável pelo desemprego na cidade, a pressão fica quase que exclusivamente nas costas do poder público municipal, que tem que fazer milagre.

O município atuando sozinho

O governo municipal tem atuado, dentro dos seus limites, para atenuar o problema, isso sem contar com qualquer ajuda do governo do Estado ou da Vale, a principal beneficiária da riqueza mineral do município.

Em Canaã dos Carajás

Graças a atuação do governo local, pra comparar, em Parauapebas, o problema do desemprego é grave, mas nada parecido ao que se passa na cidade vizinha, de Canaã dos Carajás, onde no mesmo período os números são assustadores, foram fechadas 3.581 vagas de emprego.

Mais problemas

O pior, boa parte do desemprego em Canaã dos Carajás termina por pressionar o quadro social em Parauapebas, a cidade é polo regional, a mais próxima, sendo o primeiro destino dos desempregados de Canaã dos Carajás.

Está mais que na hora, já tá passando, do governo local chamar à mineradora VALE pra sua devida responsabilidade social com a população da região que lhe dá tantos benefícios e privilégios.

_______________________
* os números citados são do CAGED (Consulte AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário