CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 5 de maio de 2017

A usina de Belo Monte, em Altamira/PA, deve ser um referencial ao município de Parauapebas para rever o LICENCIAMENTO da mineradora VALE

Da necessidade de uma LICENÇA OPERACIONAL CORRETIVA para a atuação da mineradora VALE em Parauapebas/PA (Carajás)




Condicionantes da Usina Belo Monte

As condicionantes para a USINA DE BELO MONTE, no município de ALTAMIRA, são cobradas com rigor, o Ministério Pública, até o ano passado (2016), tinha ingressado com mais de 20 ações civis públicas e de improbidade administrativa, todas com a finalidade de fazer as empresas cumprirem com as exigências ambientais e sociais, as ditas condicionantes.

A usina de Belo Monte é um projeto hidroelétrico que envolve um recurso renovável.

Condicionantes justas

Em Belo Monte tem aterro sanitário e saneamento básico para ALTAMIRA/PA e outros municípios ao redor da barragem, além de reassentamento da população atingida diretamente, com a entrega de milhares de residências.

Apenas o saneamento básico em Altamira/PA previu 24.250 moradias interligadas à rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário, cerca de 98 mil pessoas beneficiadas.

A mineradora VALE em Parauapebas e região tem condicionantes pífias, desproporcionais aos impactos gerados e aos lucros obtidos

A mineradora VALE em Parauapebas e região explora um recurso não renovável, com data para encerramento, o caso do ouro no Projeto Bahia já foi exaurido, fato que logo se repetirá com outros minérios.

As condicionantes, supostamente existentes, constituem uma "caixa-preta", são tão irrisórias e sem importância para os moradores de Parauapebas e região que mesmo que tenham sido executadas pela VALE a população nem percebeu. 

Ninguém sabe

Diante, saberia alguém dizer e detalhar quais as condicionantes sociais e ambientais exigidas para a mineradora VALE atuar em Parauapebas e região? 

O assunto parece um "tabu". 

Parece que a VALE tem vergonha de Parauapebas

No seu último relatório de produção, com 22 páginas, o nome de Parauapebas é banido do documento da mineradora VALE - leia O RELATÓRIO e veja que a mineradora ignora que está assentada em Parauapebas - CLIQUE AQUI.

Segregação 

A Vale segrega Parauapebas e seus moradores, tem até barreira pra dificultar o acesso ao Núcleo Urbano de Carajás, a "cidade da Vale(leia AQUI).

Na região de Parauapebas o que se tem é abandono e agressão de capangas

Parauapebas está no centro da exploração mineral da VALE, nos relatórios da empresa ela esconde o nome do município, utilizando sempre o de Carajás, numa clara tentativa de fugir às suas responsabilidades, nem precisa tanto, dada a omissão do Ministério Público, órgão que nada faz para impor limites à poderosa mineradora.

Recentemente, uma família de agricultores foi agredida por capangas da VALE (Leia AQUI). 

Licença Operacional Corretiva

Em Parauapebas e região, as condicionantes são pífias, considerando a envergadura dos projetos (Carajás e S11D) e dos lucros obtidos .

"A verdade verdadeira"

A VALE faz "mimos" para políticos, juízes e promotores, ao mesmo tempo vira as costas para os moradores de Parauapebas e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário