CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 26 de abril de 2017

PARAUAPEBAS: Vale pode ter licença operacional do ramal ferroviário (S11D) cancelada

Vereador Coutinho defende que CPI investigue a mineradora VALE pelo não cumprimento das condicionantes do S11D 





VALE também será investigada por suspeita de não cumprir condicionantes

Na Sessão Ordinária desta última terça-feira (25), o vereador José das Dores Couto “Coutinho” (PMDB), em calorosa discussão, defendeu o Requerimento 07/2017 de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito que trata de aditamento na CPI da VALE, para que que também se investigue possíveis danos ambientais e o não cumprimento de condicionantes referentes ao Ramal Ferroviário S11D.

O requerimento foi aprovado por 8 votos a 3.

CPI DA VALE

Coutinho falou que a CPI tem como objeto a investigação dos calotes, apurando eventual responsabilidade da VALE em assumir a responsabilidade pela inadimplência de suas contratadas junto aos empresários e trabalhadores que prestaram serviços para a mineradora VALE, no município de Parauapebas.

Condicionantes ambientais

Segundo relatos técnicos sobre a implantação do ramal ferroviário do projeto S11D, da mineradora Vale, que passa pelos municípios de Parauapebas e Canaã do Carajás, várias condicionantes não foram cumpridas.

A CPI DA VALE, instalada na Câmara de Parauapebas, tinha como objeto inicial o "calote" que as contratadas da Vale deram no comércio e nos trabalhadores de Parauapebas, isso nas obras de implantação desse mesmo ramal ferroviário, mas surgiram denúncia que os problemas são ainda mais graves, isso implicou no aditamento da CPI.

Vereador diz que processo pode cassar a Licença Operacional (LO) da VALE (do ramal ferroviário)

 “A partir do momento que também se investigue o processo de possíveis danos ambientais, falta de cumprimento de condicionantes referentes ao Ramal Ferroviário S11D, causador da instalação da CPI, a Vale passará a dar atenção e importância ao processo, porque poderá chegar até a cassação de sua Licença de operação (L.O)”

Um comentário: