CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Mineradora Vale: Câmara de Parauapebas pode instalar CPI para investigar CALOTES

Câmara quer CPI pra investigar CALOTES de empresas contratadas pela VALE


Vereador Pavão quer instalar CPI pra investigar CALOTES

CPI urgente

Na Câmara de Parauapebas os vereadores já se movimentam para a abertura de uma CPI pra investigar essa situação, pois não se trata de um caso isolado, quase todo mês uma terceirizada contratada pela mineradora VALE abandona a cidade de Parauapebas, deixando dívidas com trabalhadores, com o comércio e com outras empresas subcontratadas.

Interesse público

Os fatos são de grande interesse público, junto com a Câmara de Parauapebas, o próprio Ministério Público, o comum e o do trabalho, também deveriam considerar a possibilidade de envolvimento de funcionários graduados da VALE.

Indícios de "esquema" de CALOTES

Ao que tudo indica, pode existir um esquema dentro da própria mineradora, envolvendo seu setor de contratações, pois difícil aceitar que uma empresa com atuação internacional como é a VALE não tenha meios de fiscalizar a situação das suas contratadas, que a própria VALE seja surpreendida por esses CALOTES.

Banco de dados

Um levantamento da situação é um dos objetivos da CPI, caso venha a ser instalada, abrangendo a constituição de um banco de dados com todas as ocorrências já registradas no município, sobre esses calotes no comércio local, nas empresas e nos trabalhadores.

Ministério Público

O Ministério Público bem que podia também abrir procedimento investigatório, ouvir os envolvidos, verificar a relação de funcionários da mineradora com essas empresas "caloteiras", requerendo a quebra de sigilos bancários e fiscais dos envolvidos.

O Ministério Público pode se surpreender.

Integral

O Calote agora foi dado pela empresa Integral.

Dias atrás era outra empresa, a um mês atrás, outra. Tem sido assim.

Dessa vez os fatos merecem mais a atenção, pois envolve a empresa de um conhecido político do município, empresa que já mostrava sinais de dificuldades, mesmo assim foi contratada pela mineradora VALE.

Ter responsabilidade, VALE a pena

O claro e certo, sem dúvida nenhuma, é que a VALE tem que ser responsabilizada pelas suas contratações, não tem o menor sentido ela ser a beneficiária de tudo, contrata quem bem entende, até empresas de políticos, no final, na hora do CALOTE, a poderosa mineradora emite uma nota e diz que vai ver o que pode fazer, que a responsabilidade é da sua contratada e que nada deve.

Enquanto VALE for isenta de tudo, essa situação não mudará.

Uma nota

A VALE emitiu uma nota, vale a pena ler.

A mineradora diz ter ciência da inadimplência da empresa Integral Engenharia com alguns fornecedores, diz também que nada tem haver com o gerenciamento interno da Integral, que não tem débito com essa empresa. (Leia AQUI a NOTA da VALE)

Tem responsabilidade, sim

Não é disso que se trata, a mineradora "pilateia", se esquiva da responsabilidade.

A Integral prestava serviços para a VALE, pra isso subcontratou terceiros, contratou trabalhadores, comprou no comércio local.

A poderosa mineradora se beneficia de tudo, mas se limita a dizer que não deve nada a Integral Engenharia. Não deve a Integral, mas deve a quem trabalhou para a VALE, através da Integral, deve a quem forneceu para a VALE, através da Integral.


Veja a imagem e leia mais no LINK


Essa cena é RECORRENTE em Parauapebas, é como se a VALE tivesse
 um batalhão da PM de prontidão pra ela

Foto: http://www.atroxg.com/2017/02/funcionarios-e-empresarios-fazem.html



Um comentário:

  1. A polícia militar tá fazendo o serviço dela,a prefeitura recebi milhões gasta como acha certo, compra vários formadores de opinião e a maioria dos meios de comunicação,esses representantes do legislativo ainda querem mais dinheiro, o ministério público tá de olho,quando a casa cair

    ResponderExcluir