CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 7 de janeiro de 2017

Parauapebas - Léo Mendes analisa a nova Câmara de Vereadores

Léo Mendes
Esperar o quê?

O jornalista Apparício Torelly, também conhecido pelo falso título de nobreza de “Barão de Itararé”, costumava afirmar que “de onde menos se espera, daí é que não vem nada mesmo”. Foi esta frase que me veio, quando me dispus a acompanhar, ainda que de longe, a posse da nova Câmara de Vereadores de Parauapebas.

Se não posso ser muito cético em relação a todos, posto não conhecê-los de perto, faço-o ao menos quanto àqueles que conheço! E são maioria! Aliás, desde os anos em residi em Parauapebas, o nível político de nosso Legislativo Mirim só cai!

Legislatura pós legislatura, nossos edis parecem não se aperceberem da pequenez a que se reduzem agravando a descrença, de resto já generalizada, em nossos políticos! E esta recém-empossada Câmara dá mostras de que não será diferente!

Não me atreverei a falar sobre todos os vereadores que chegaram à Câmara de Parauapebas nas últimas eleições! Não! Me contentarei a algumas observações sobre os que conheço de mais longa convivência política! E, confesso, são neles que deposito alguma esperança!

Dentre estes, o primeiro destaque que faço é para a vereadora Eliene Soares (hoje, PMDB)! Nos meus últimos tempos de residência em Parauapebas, ela já se apresentava como um alento, numa Câmara sofrível, como foi a anterior! Devemos nos lembrar de que, recentemente, tivemos mais notícias sobre nossos vereadores nas páginas policiais que políticas!

Ainda assim, Eliene Soares se destacou com uma atuação firme, segura, transcendendo às mesquinharias do toma-lá-dá-cá ou da simples bajulação comum aos seus pares. Além de demonstrar uma visão ampla do que significa um mandato legislativo numa cidade como Parauapebas!

Aliás, Eliene Soares foi uma nota dissonante: manteve-se oposição durante todo seu mandato e jamais mendigou, como seus pares de então, à porta do então prefeito!

Sua experiência, mantendo sua linha e sua coerência, deverá facilitar-lhe, em seu novo mandato, sua atuação! E, acredito, se trouxer para si a defesa da educação e de seus profissionais, dos jovens e das mulheres, adotando um discurso de elevação da estima dos grupos dos quais ela vem sendo uma valente porta voz, Eliene Soares se destacará mais ainda e poderá vir a ser uma referência politica para Parauapebas!

Outro dentre os recém-empossados em que alimento esperança é Horácio Martins (PSD)! Conheço-o bem! Trabalhei com ele: aliás, Horácio Martins é um desses homens para os quais trabalho nenhum é suficiente! De sol a sol, vi-lhe a dedicação com que se oferecia em defesa da agricultura e dos agricultores de Parauapebas!

Entretanto, sendo homem prático, Horácio Martins, certamente sentirá os primeiros momentos das limitações do dia-a-dia da vida parlamentar; mas, acredito, dedicado que é, em pouco tempo mostrará desenvoltura! E, se não se render à pomposa mesquinharia que marca a maioria dos políticos de Parauapebas, deverá ser um bom vereador!

Por fim, destacaria José das Dores Couto, o popular “Coutinho”! Este conhece bem Parauapebas! E, ainda que deva considerar as diferenças de pontos de vista que tenho com ele, em todos os cargos que o vi exercer, Coutinho se destacou: de titular da SEMAS à SEMOB, passando pelo Gabinete do Prefeito, foi um trabalhador infatigável!

Se, como vereador, Coutinho fizer o mesmo, usar de todo seu conhecimento e experiência, inclusive no lidar com o prefeito Darci Lermen, do qual foi um excelente auxiliar e um fiel escudeiro, deverá também ter um mandato marcante; talvez mesmo capaz de compensar os percalços de suas recentes campanhas, nas quais, como candidato, mostrou-se muito limitado!

Concluo afirmando que, mais do que expectativas, minhas considerações são de esperança, num momento em que todos, surrados pelas decepções de nossa política municipal, se perguntam: “Esperança em quê”?

9 comentários:

  1. É um "Sir"meu amigo e professor Leo Mendes.é interessante vc levantar este questionamento sobre os vereadores eleitos d nosso município.Eliene,Horácio é Coutinho.atuam em segmentos distintos n vida social d Parauapebas.O intrigante deste artigo é como as aspirações destes 3 vereadores ficam evidente qdo vc ressaltar a " inconsistência" d bons políticos em nosso município.Acredito na legislatura Partipativa.É meu Amigo leo Mendes, tivemos notáveis n Câmara Municipal d peba..Agora nas nossas conversas no "bar d baxim" agente sempre "tocava" neste contexto.Será q haverá políticos q irá exercer o papel edificante d fiscalizar e conduzir com seus "pares" os rumos d capital d Minério.

    ResponderExcluir
  2. Esse ai tá vendo as coisas onde não tem..... Horácio trabalhador de sol a sol????

    ResponderExcluir
  3. Esse ai eu conheço bem, esse ai eu trabalhei com ele esse ai.... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Joelma Leite não mereceu nenhum comentario........

    ResponderExcluir
  5. ProfessorLéo, essa nova gestão da câmara já começa com tudo dominado. O presidente Elias da Construforte, João Fontana ( Dir. Financeiro), Edson ( Dir. ADM.) Eles são velhos conhecidos, amigos e "sócios" na "malinagem" nas gestões passadas do Darci. O Fontana, enquanto chefe de gabinete e depois secretário de obras "canalizava" obras pro sr. ELIAS CONSTRUFORTE. Quando tiver um tempo olha o histórico de serviços prestados pelas empresa do sr. Elias. Uma delas é a Construforte e a outra STAR SERVICE. o rapaz concorria com 2 empresas ao mesmo tempo, e ambas era dele. O que esperar da gestão desse trio a frente da câmara municipal???

    ResponderExcluir
  6. Gostaria por favor meu Amigo Leo Mendes q vc pudesse " traçar"um perfil d novos vereadores d Câmara Municipal de Parauapebas..nesta legislatura d 2017.

    ResponderExcluir
  7. vejo em Joelma Leite e em joao do feijão uma antítese, uma estudou e o outro não, mas são tão inexpressivos, tão sem sal que dá dó, que acabam não sendo antítese e sim tudo farinha do mesmo saco

    ResponderExcluir
  8. quem e LEO MENDES no jogo do bicho?sabe de nada
    ]

    ResponderExcluir
  9. Meu caro anônimo...

    não costumo responder aos comentários por motivos óbvios! Mas, não é que Joelma Leite não o mereçam; é que eu escolhi aqueles que posso julgar por convivência; mínima que seja! E, embora conheça Joelma Leite, não tive convívio com ela o suficiente para julgá-la! Prometo-lhe que vou acompanhar seu mandato e, se entender que terei condições, o avaliarei!

    Obrigado pela sugestão!

    Leo Mendes Filho

    ResponderExcluir