CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Palmares x Darci: Uma relação construída em 23 anos.


- Parceria, alianças e divergências entre Movimento e Governo -


Preconceito - Durante muitos anos, mais de duas décadas, a direita política em Parauapebas, que aqui se define como de centro, acusava o território de Palmares II, de “curral eleitoral de Darci e do PT”. Termo além de expressar o jargão político das oligarquias locais para dar nome a “redutos eleitorais”, expressava e ainda expressa, o preconceito contra uma comunidade que é reconhecida como uma das mais politizadas da região.

Fruto da luta pela Reforma Agraria, Palmares sempre foi considerada como o “Quarte General do MST”. Assentamento que contribuiu e contribui com a formação de muitos militantes e dirigentes que ajudaram e ajudam a expandir a luta pela terra e pela Reforma Agraria para além das terras de Carajás.

Não é, imagino que nunca será “curral” de ninguém, pois esse status, de curral, o fora quando era um latifúndio. Libertado dessa forma de opressão, Palmares inaugurou uma nova forma de comunidade rural, que com toda sua deficiência, construiu uma engenharia político e social bem mais complexa do que possa crer aqueles que tentam rotula-la de modo preconceituoso.

Faixa de Gaza - Uma grande empresa da região, chegou a inclusive classifica-la como “território de terroristas”, por isso, a época, recusava-se a negociar coma comunidade. Se fosse Palmares uma Palestina, seria a própria “Faixa de Gaza”, governada por facções extremistas.

Para o espanto da esquerda e da direita de plantão, digo que Palmares é o território mais democrático, que conhecemos por essas bandas. Porque? Simples e complexo. Por baixo da bandeira vermelha do MST, uma rede de organismos funcionam e dão vida ao embrião de uma “democracia de novo tipo”. 

Juntos - harmônicos e com diferenças - convivem diversas denominações religiosas, cooperativas, associações, coletivo de mulheres, de jovens, de estudantes, de esporte, de cultura, de feirantes, de servidores públicos, sindicatos, desempregados, de grupos autônomos, trabalhadores rurais...que discutem, debatem, xingam, brigam por suas posições, e lutam para que o melhor se estabeleça como horizonte. E para isso uma nova geração já se levanta para assumir o comando. Isso é gente. Muita gente. Homens e Mulheres. Nem bois, nem vacas. Não somos “curral”. Somos comunidade de Resistência.

Aliança - Darci estava junto quanto rumamos a terra que nos libertaria da miséria. Por isso sempre, a maioria de nós esteve com ele, mas também com o PT, com Lula, com Dilma até seus últimos dias. Palmares foi o único território em que Coutinho, em 2012, derrotou Valmir, frente a humilhante derrota vermelha.

Mesmo com o equívoco do PT, que orientou voto no desastroso Valmir da Integral (o qual obteve um pouco mais de 10% na eleição passada) Palmares votou no que considerava mais esquerda e popular, que se expressa na candidatura de Darci (71% dos votos) que lhe rendeu mais de 2.000 mil (dos 4.100 que teve) a frente do adversário derrotado.

Isso quer dizer que anos de parceria foram harmônicos? Nada, Porque Movimento é movimento e Governo é Governo. Um lutará por autonomia e o outro - como expressão do Estado - para domestica-lo e assim construir paz social quando medidas anti- populares forem necessárias para garantir governabilidade.

Divergentes - No atual momento a divergência pequena (para alguns) consiste na defesa da autonomia da comunidade em garantir ELEIÇÃO DIRETAS PARA DIREÇÃO ESCOLAR.

Tão grande é justa a causa que o Programa de Governo de Darci, aprovado em plenárias populares durante a campanha, consta “ELEIÇÃO DIRETA PARA DIREÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS”.

Se é legitima essa proposição da sociedade ao Programa de Governo, porque liquidar com a única experiência de eleição direta no município? 

Seria um retrocesso democrático.

Eleições Diretas para a Direção das Escolas da Rede Municipal e de Ensino, é a única ferramenta para a democracia entrar pela porta da frente da escola. E, para o desavisado e ignorante que escreveu nesse blog (Sol de Carajás) *, a única ferramenta para acabar com os “currais nas escolas”. Uma espécie de Reforma Agraria na educação.

Como tal, não sei se ela virar por decreto. Porque qualquer reforma democrática e popular só acontece com participação popular. No caso da eleição para direção escola, é um horizonte que não vejo.

Tarefa de todos os democratas, socialistas, comunistas ou não. Basta ter bom censo. Manter a chama da democracia acessa nas escolas de Palmares é um dever cívico.

19 de janeiro de 2017


JORGE NERI
Militante do MST- MAM
Presidente da Aprocpar -Palmares

3 comentários:

  1. Jorge Neri é Jorge Neri! O que tem de imbecil que ainda não compreendeu o que representa Palamares II no que diz respeito ao conexto da conquista por melhores condiçoes de vida e luta pela terra é muita gente.Ali, naquele torrão de terra, homens, mulheres e crianças estão fazendo história de lutas muito bonita, seja no comercio, seja na agricultura familiar ou seja na luta social e contribuindo e muito na balança comercial do município, Ali se gera dinheiro e imposto, portanto, respeitem o lugar e as pessoas que nele habitam. O Secretário de Educação ja passou pelo memo problema, (criado por ele ou ....outras pessoas do governo ou mesmo essa vereadora), em momentos passados, onde a demanda era a mesma. e perderem, tiveram de ceder, isto já era para ter sido superado e esse secretário sabe que não terá vida facil se desrespeitar um direito que já é adquirido nessa comunidade. Parabens Jorge Neri por estar sempre na luta. Parabens amigos e amigas do MST, força, nenhum passo atrás.
    Em tempo: a geração de jovens que estão aí dando força e continuando a luta são muito qualificados e politizados, não vão deixar a "peteca" cair, Nenhum passo atrás.
    Marcos Manoel Ribeiro de Assis

    ResponderExcluir
  2. O PT TINHA 4 REPRESENTANTES NA LEGISLAÇÃO PASSADA NÃO TEVE ESSAS COBRANÇAS, AGORA DARCI GANHOU FICA ESSAS SITUAÇÕES,PAI DARCI NÃO VAI REPETIR OS MESMOS ERROS DO PASSADO

    ResponderExcluir
  3. Nota muito boa que pena muito grande com palavras muito técnicas devia ser mas simples sem palavreado besta

    ResponderExcluir