CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Parauapebas e a segregação imposta pela mineradora VALE

Com um núcleo urbano próprio, mineradora Vale segrega moradores de Parauapebas e impõe um verdadeiro "apartheid" social


Resultado de imagem para NÚCLEO URBANO DE CARAJÁS
Portaria da VALE é camuflada, oficialmente é um controle
de entrada numa Floresta Nacional


No seu último relatório de produção, com 22 páginas, o nome de Parauapebas é banido do documento da mineradora VALE - CLIQUE AQUI

Esconde Parauapebas para escamotear sua responsabilidade social. 

Por esses dias, um blog local de Parauapebas, publica a opinião de um jovem e cooptado professor de uma universidade pública, sob o título de uma nova visão sobre a mineração, mostra o grau de cooptação que a poderosa Vale exerce sobre certos profissionais. O jovem rapaz exala o mais pobre e subserviente pensamento sobre a exploração que a VALE realiza com excelência no Pará. 

A mineradora VALE tem uma dívida social com Parauapebas e com o Pará que é impossível calcular! Estranha um professor desconhecer isso e se expor tentando apadrinhar a irresponsabilidade da Vale: nada mais antigo, velho e subserviente.

A mineradora Vale segrega Parauapebas

Pode ser dito, sem menor margem de dúvida, que a mineradora VALE tem uma grande responsabilidade pela realidade e caos que se instalou em Parauapebas.

A Vale não escondia seu apoio incondicional ao prefeito Valmir da Integral. Basta ver o resultado eleitoral de 2016 no núcleo urbano de Carajás, onde reside os empregados da Vale.

Os empregados, ditos colaboradores da VALE, vivem sob o olhar do "Big Brother": a segurança patrimonial da mineradora. Ter uma opinião política e crítica sob a atuação da empresa, alinhada com segmentos que se opõem à omissão social da companhia na região, significa a porta da rua, a demissão e convite pra descer da serra, sair do seu núcleo urbano. 




A mineradora Vale é a produtora de quase todas as mazelas sociais da região dos Carajás. Isso, obviamente, não isenta outros atores, como os políticos locais de Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás.

A segregação é fato

A VALE segrega completamente Parauapebas e seu moradores! Basta olhar o seu último relatório de produção, disponível AQUI na sua página oficial mantida na internet, nela não há qualquer citação ao município de Parauapebas, nenhuma!

Ainda mantém, com seu núcleo urbano, que já deveria ter sido extinto, uma vergonhosa e terrível desigualdade entre o topo e o pé da serra, sinalizando um descaso total com a população de cá do lado de baixo.

Nem IPTU pagam


Resultado de imagem para nucleo urbano serra dos carajás
Núcleo Urbano da Vale tem até aeroporto,
nem o nome de Parauapebas eles usam


No Núcleo Urbano de Carajás tem até clube luxuoso (antes tinham 2, um dos peões e outro dos operários) tem aeroporto, hospital, segurança, saneamento, escola de alto nível,  ninguém paga IPTU, ainda tem energia subsidiada, água tratada e subsidiada, iluminação pública! Já para os simples mortais, que moram em Parauapebas, nos bairros pobres, tem que pagar até R$ 250 por um caminhão pipa, caso queira beber e ter água pra cozinhar.

Projetos

Bom ser a sede do PFC (Projeto Ferro Carajás)! Mas, Parauapebas quer que o grande projeto da mineradora Vale seja acompanhada de igual responsabilidade social, algo que a VALE não tem demonstrado com os moradores de Parauapebas.

3 comentários:

  1. Triste realidade. Espero que no ano de 2017 possamos refletir atentamento sobre tudo que foi dito nessa matéria.

    Deivid Benasor da Silva Barbosa
    Advogado.

    ResponderExcluir
  2. E fácil culpa a Vale, mas que outro município além da capital e de Parauapebas tem um orçamento anula de mais de 1000000000(um Bilhão de reais)? Lembrando que a capital tem mais de 1500000(um milhão e quinhentos mil) moradores e precisa dar trabalho, saúde , educação, segurança, etc. En quanto a capital do minério só tem meros 250000( duzentos e cinquenta mil) habitantes, ou seja, 1/6 da capital com orçamento parecidos.

    ResponderExcluir
  3. E fácil culpa a Vale, mas que outro município além da capital e de Parauapebas tem um orçamento anula de mais de 1000000000(um Bilhão de reais)? Lembrando que a capital tem mais de 1500000(um milhão e quinhentos mil) moradores e precisa dar trabalho, saúde , educação, segurança, etc. En quanto a capital do minério só tem meros 250000( duzentos e cinquenta mil) habitantes, ou seja, 1/6 da capital com orçamento parecidos.

    ResponderExcluir