CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Parauapebas: Começou a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores

Em Parauapebas a disputa pela presidência da câmara é vista com tranquilidade pelo prefeito eleito




Resultado das eleições

Das urnas, numa primeira leitura, saíram 3 grupos de vereadores eleitos. Um governista, um oposicionista e um independente.

Mas um governo acaba, um outro se inicia, tudo mudará.

Grupo 1 - a maioria

A maioria foi eleita na coligação que apoiava o candidato à reeleição e derrotado nas urnas, Valmir da Integral.

Esse grupo teve os seguintes eleitos: Zacarias, Braz, Pavão, Horácio, Marcelo Parceirinho, Maridé, Joelma e João do Feijão, sendo que este último, embora fosse de uma coligação de partidos oposicionistas, apoiava o governo.

Grupo 2 - a oposição

Na coligação oposicionista, vitoriosa com Darci Lermen, foram 5 vereadores eleitos: Elias da Construforte (PSB), Luiz Castilho (PROS), Kelen Adriana (PTB), Coutinho (PMDB) e Eliene Soares (PMDB). 

Grupo 3 - independentes

No grupo 3 foram eleitos 2 vereadores, eles apoiaram o candidato Marcelo Catalão, tanto se opunham ao governo como ao principal nome da oposição, neste grupo temos Francisca Ciza e Joel do Sindicato, ambos eleitos pelo DEM.

Orçamento milionário 




Para você ter ideia do que está em disputa na Câmara de Parauapebas, o município de Rio Maria-PA teve um orçamento de R$ 36.68 milhões, no mesmo ano de 2015 a presidência da Câmara de Parauapebas teve à sua disposição a quantia de R$ 37.085 MILHÕES.

Mudança na eleição

Com a alteração realizada no Regimento Interno, cada cargo da Mesa da Câmara terá uma votação independente, antes a votação era numa chapa. Essa mudança torna a votação imprevisível, os candidatos poderão se inscrever até uma hora antes do início dos trabalhos.

A mudança foi casuística e mostra que o legislativo municipal pode ter um presidente da Casa ilegítimo, sem votos da maioria, sem qualquer força junto à sociedade e ao governo que se iniciará.





Tiro pela culatra

Quem patrocinou a alteração pensando que seria beneficiado e ser eleito com apenas 4 ou 5 votos, pode ter atirado no próprio pé.

A eleição na Câmara ficou imprevisível e melhor para o governo influenciar.

Um comentário:

  1. Os Oito vereadores do Grupo 1, ou seja, do grupo de Valmir Mariano, votam entre si, enquanto os demais vão ser meros expectadores. Resta ao Grupo 3(DEM) segui-los ou barganhar outros benefícios com DARCI. Lembrem-se: a possibilidade do Presidente da Câmara virar prefeito Mesmo que seja temporário não é muito remota não.

    ResponderExcluir