CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 18 de dezembro de 2016

Operação Timóteo: A medida contra o prefeito eleito de Parauapebas e uma suposta influência política da Vale

A imagem pode conter: 2 pessoas
A força política de Darci Lermen
incomoda a mineradora Vale 
Cobranças de dívidas sociais e financeiras da mineradora Vale com a população de Parauapebas pode ser a marca do próximo governo Darci Lermen


O prefeito eleito de Parauapebas era a última pessoa que a VALE desejava no comando do poder executivo municipal.

Darci Lermen é uma liderança política regional que tem consciência e coragem pra exigir uma postura mais efetiva da VALE no combate aos impactos gerados pelos seus projetos no Pará e em Parauapebas.

Reverteu

O prefeito eleito Darci Lermen, em poucas horas, reverteu uma situação extremamente delicada, mostrando força política, o apoio recebido da população municipal foi surpreendente.

Capacidade

Darci já demonstrou que tem capacidade e inteligência para se contrapor à força da mineradora VALE, nesse ponto, DARCI é tudo que a VALE não desejava, há quem veja na estranha medida contra sua pessoa, na Operação Timóteo, um dedo da poderosa mineradora, pode ser exagero, mas fica o registro do que é comentado em toda esquina da cidade de Parauapebas.

Orfã 

Nos últimos anos, sob o atual governo, Parauapebas e seus cidadãos ficaram órfãos na defesa dos seus interesses frente à mineradora VALE, há muitas pendências, o Projeto Ferro Carajás caminha para suas últimas décadas, aquela conversa de 400 anos já era.

Pilatos

A VALE "pilateou", lavou as mãos frente às suas responsabilidades pelos impactos sociais e todas as mazelas decorrentes que atingem os municípios da área de sua influência.

Não basta

Ninguém venha com a ladainha de que a mineradora paga suas obrigações tributárias e seus royalties, pois nem isso, vide o escandaloso caso PAZINATO e a máfia que se estruturou a partir de uma diretoria do próprio Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), desvendado na Operação Timóteo.

Vitória consolidou Darci Lermen 

Não há nada que incomode mais a VALE que o surgimento de uma força política como a de Darci Lermen, em plena área de influência da mineradora.

Com a vitória eleitoral em 2016, ficou consolidada a liderança de DARCI LERMEN, lhe atacar pode ser um grande erro da mineradora VALE, mesmo que de forma dissimulada.

Nova postura

É patente que o prefeito eleito exigirá uma nova postura da mineradora VALE em Parauapebas, mas também é evidente que Darci Lermen é um conciliador, incapaz de uma agressão a qualquer pessoa ou instituição.

Darci Lermen poder ser um aliado, caso a VALE abandone a posição mesquinha que tem adotado há anos contra os interesses municipais.

Em tempos de "golpes"

A Vale tem que tomar ciência que a população de Parauapebas quer Darci Lermen na sua prefeitura. Na cidade já se vislumbra a possibilidade do prefeito eleito ter sido vítima de uma tentativa de "golpe".

Ministério Público e Vale no Pará

Muito estranho o comportamento do Ministério Público estadual e federal nas questões que envolvem a poderosa mineradora VALE no território paraense, atuação muita diversa do que se observa em outras frentes, como Belo Monte.

Em Parauapebas, não precisa muito pra se ver os impactos da PA 160 e do ramal ferroviário S11D na mobilidade urbana.

LOC - Licença Operacional Corretiva

Parece evidente, os principais impactos nos municípios da região de Carajás decorrem da atividade mineradora da VALE, mesmo que não diretamente, veja o caso do Rio Parauapebas e das novas e densas territorialidades surgidas, caso mesmo da própria Parauapebas, hoje beirando os 200 mil habitantes.

Pode mais, muito mais

Além das sua estritas obrigações com  royalties, que mais faz a VALE na região, ajudando à população e aos governos locais na redução dos impactos sociais dos seus projetos?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Evidente, não caberia a um prefeito, ainda que se considere a existência de boa-fé ou a pressão de  uma diretoria do DNPM, arranjar um sócio para os royalties de Parauapebas, muito menos que um outro prefeito, estranhamente protegido na OPERAÇÃO TIMÓTEO, aprofunde essa sociedade e pague mais de R$ 41 milhões, num esquema nessa altura já amplamente denunciado, o que torna seu ato ainda mais grave e inconsequente que qualquer outro praticado anteriormente.

Pazinato

A dívida da Vale já estava consolidada, sob uma ação judicial conduzida pelo DNPM, com participação da seriedade e competência do jurista Aristides Junqueira (procurador que cassou Collor da presidência), a contratação do Pazinato apenas deu o que a VALE precisava, discurso pra deslegitimar todo a luta de DARCI LERMEN e outros prefeitos contra os abusos da mineradora. 

Erro 

A contratação do advogado PAZINATO foi um erro, erro que já não resta nenhuma justificativa pra se insistir nele. O caminho é buscar uma saída, na verdade, nada ajudou mais a VALE que Parauapebas ter se metido com o PAZINATO, parece que não se tem mais dúvida disso, ao menos não deveria.

Alfim

Um dito popular ilustra bem tudo que abalou Parauapebas nesses últimos dias: "não devemos ter compromissos nem com os nossos erros, muito menos com os erros dos outros".

Um comentário:

  1. sobre a situação do Rio parauapebas voce poderia fazer um editorial sobre a liberação DESENFREADA de loteamentos na cidade na gestão Darci. loteamentos estes sem qualquer estrutura de saneamento basico. Loteamentos estes que transformaram os riachos de Parauapebas em canais de esgoto que desaguam no rio. Que tal?

    ResponderExcluir