CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 22 de outubro de 2016

Marco Atílio - Carta aberta a Marcelo Catalão




Caro Marcelo,

Lamento, em 2016 você deixou o cavalo selado passar e não montou.

No auge da crise de popularidade do prefeito Valmir, na qual quem mais trabalhava na administração eram agentes da Polícia Federal e do GAECO, você teve a oportunidade de se desvincular totalmente da antiga e atual gestão, mas não o fez. 

Era o momento de apresentar-se como uma alternativa viável para a cidade, mas ficaste imóvel. Um verdadeiro poste.

Poderias ter explicado tua saída do governo Darci, que não concordavas com o modelo e a forma de gestão do ex-petista. Deverias ter assumido uma clara oposição ao atual governo, não o fizestes.

Caro Marcelo, naquele momento não seria difícil convencer os eleitores e você não percebeu. Você ficou assistindo a tudo.

Marcelo, o tempo passa implacavelmente, mas parece que você sempre espera por algo. 

Após alguns meses, o que você devia ter feito, Darci veio da Bahia e fez.

Darci se separou do PT justamente pelo apoio de seus vereadores ao atual governo. Era constrangedor. Com essa manobra, Darci ocupou o lugar da oposição ao PT e ao governo Valmir. Como diria um amigo nosso: Darci tem um cérebro e faz uso dele. 

E assim foi-se o cavalo, Marcelo. 

Marcelo, seus erros não pararam por aí. 

Meses antes das convenções, você procurava por um partido,  tinha vários a sua disposição: PMDB, PDT, PSB, REDE e etc. Você escolheu filiar-se em um partido de vagabundos e notórios ladrões, o DEM, o mais complicado de todos. Marcelo, o Pará não é o Goiás, nem Parauapebas é Curionópolis. 

O DEM reforça em você uma imagem da qual você deve tentar se livrar, a de que és apenas um filho de fazendeiro, daqueles que se emocionam ao lado de um cantor de música sertaneja. 

Quem o conhece, Marcelo, sabe que és uma figura humana de primeira grandeza, sabe que Parauapebas estaria em boas mãos, mas apenas quem o conhece, numa eleição esterótipos e símbolos são verdadeiras muralhas para os eleitores e candidatos, tens que perceber isso.

Para a população, ver um filiado ao DEM falar em moral e ética é como ver um show de stand up comedy, é pra chorar de rir, mais chorar do que rir. 

Para ficar somente nesses erros, o resumo da obra é que você, Marcelo, passou em poucos meses de um provável forte candidato para um mero coadjuvante. 

Não fosse o que te aguarda no futuro, eu diria que o resultado nas urnas foi um enorme fracasso. Marcelo, você tem que ter consciência que sua campanha passou de potencialmente vitoriosa para uma de mera projeção. Não é tão ruim assim, não é mesmo. Então, faça-me um favor: engula o choro! 

Espero que tenhas aprendido. Derrotas servem para isso, para aprender. Não perca essa oportunidade, pois apesar dos erros você ainda tem uma estrada pavimentada pela frente. Não há ninguém com o mesmo potencial que você na fila de sucessão. 

Se teus neurônios tiverem funcionalidades, assumirás a liderança da oposição ao governo Darci, aguardando um sentimento de mudança vindouro, sempre há de vir. 

Não seja modesto em denunciar os erros do governo, pois eles sempre existem. 

Seja firme na oposição!

Por fim, não me confundas com mãe Dinah, meu nome é Marco Atílio, mas não tenho o menor receio de fazer uma previsão: provavelmente em 2020 ou 2024 você será eleito prefeito de Parauapebas. 

Claro, partindo do pressuposto que você entende e aceita que essa eleição foi mais um passo para consolidá-lo na política local, caminho que se iniciou em sua campanha para deputado em 2014.

Como diria Charlie Chaplin, "a persistência é o caminho do êxito". Foi assim com Darci e Valmir, será contigo. 

Marcelo, é evidente que tu és o próximo da fila, infelizmente a fila só anda a cada 4 anos.

Sinceramente, com carinho!

Marco Atílio - Analista político para o Blog Sol do Carajás - Eleições de 2016 

8 comentários:

  1. Sinceramente espero que nunca chegue às mãos do Sr. Marcelo Catalão.

    ResponderExcluir
  2. Reuniu um conjunto de palavras bonitas para dizer o óbvio, porém com um intuito, embora não muito explícito, de desabafar contra o DEM. E o PMDB é partido de santos?

    ResponderExcluir
  3. BoaNoite,BomDia, BoaTarde!!!

    O que acho mais interessante na cabeça de analistas reais ou fictícios é que eles vêem eleição como um octógno. Eu vejo como um jogo de futebol, com técnico,assistentes, auxiliáres e um bom elenco em campo. O Darci é um dos técnicos que mais reconhece não ter jogado sozinho e nem ter saído vitorioso sozinho. Quando você fala aqui de Marcelo,Valmir e Darci, passa a impressão que os três corriam sozinhos na disputa pelo voto. Na realidade, esse jogo se decidiu nos bastidores. A administração não jogará diferente.

    No que se refere à forma de jogar do Marcelo, você tem muita razão. Já atuei numa campanha do grande amigo Marcelo e acompanhei sua campanha no Rádio,Tv e Internet (não acompanhei nos comícios e caminhadas) e pude observar as lacunas. Como diz o ditado, "ele é novo". Aliás, esse foi um mote indevido, quando os eleitores não queriam saber de velho, antigo ou novo. O eleitor queria saber dele mesmo. Do trabalho, do dinheiro, do futuro dele. E a campanha de Darci conseguiu dizer isso. A vitória,portanto, foi do excelentíssimo senhor ELEITOR.

    Demerval Moreno
    Radialista e Produtor da Campanha de Rádio da Coligação Parauapebas da Oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. Esse Marcelo nunca será prefeito de nada!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, mas dizer que valmir foi persistente é mentira, ele caiu de paraquedas na politica e espero que nunca mais volte.

    ResponderExcluir
  6. O Darci trocou de partido porque é um covarde. Ele viu o PT ruir nacionalmente e abandonou o barco na hora em que o partido mais precisou dele. É então, é possível confiar em um cara desse como prefeito? Um cara que contrata escritório de advocacia de outros Estados para desviar o dinheiro proveniente dos impostos pagos pela VALE? Um cara que não aceitou benefícios em forma de obras para Parauapebas só para por a mão no dinheiro desses impostos? Caro Março Atílio acho que só você e outros aproveitadores podem comemorar a ascensão do Darci.

    ResponderExcluir
  7. Eu só gostaria de saber de uma coisinha mais, senhor Atílio? Como é que um playboy, filho de latifundiário, que nunca soube na vida o que é trabalho de verdade, filiado a um partido proveniente da UDR (associação ruralista extremamente contrária aos trabalhadores e cujo chefe maior é acusado de praticar trabalho escravo), classificado em terceiro lugar na disputa pela prefeitura vai ter moral para fazer oposição ao novo governo? E o senhor ainda ousa a prever que, sendo o playboy o próximo da fila, será prefeito em 2020 ou em 2024? Só se for de Catalão - o que eu tenho cá as minhas dúvidas. Portanto senhor Atílio, pegue os seus conselhos, suas previsões e o seu pupilo e faça bom proveito, porque a minha cidade, o meu município merece coisa melhor. Passar bem.

    ResponderExcluir
  8. Defeito é igual feijão no dente.
    Sempre vemos nos outros.

    Francesco Costa, jornalista

    ResponderExcluir