CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Parauapebas: Pesquisa Ibope tem apenas 301 entrevistas, a margem de erro é de 6%

Desttaq também fez pesquisa com 386 eleitores em Parauapebas




Ibope, poucas entrevistas e margem de erro de 6%

Com apenas 301 entrevistas, a pesquisa terá uma absurda margem de erro de 6%, tornando quase impossível avaliar o real quadro eleitoral.

Assim, um candidato que aparecer com 20% também pode ter apenas 14% ou significativos 26%, evidente que isso não é razoável, só mostra a incerteza. 

Comparando duas candidaturas a incerteza se torna ainda maior,  o pra lá e pra cá com 6%, ao fim, pode significar 12%.

Pesquisa cara pra trazer apenas dúvidas

A pesquisa Ibope foi registrada no TRE-PA sob n° PA-03477/2016.

A data prevista pra divulgação é 23 de setembro, as entrevistas serão realizadas no período de 17 a 23/09, foi contratada pelo Correio do Pará e custou R$ 36.000,00.

Bairros

Outro dado que não está posto na pesquisa IBOPE, pelo menos não foi divulgado, é a estratificação das entrevistas por bairros, ou seja, não fica claro se a consulta leva em consideração o local de moradia do eleitor, o que pode provocar uma grande distorção do resultado final.

A legislação permite que a pesquisa seja realizada em pontos de fluxos, ou seja, nos locais de grande passagem de pessoas. 

O ideal é que fosse por bairros.

Pesquisa DESTTAQ

O Instituto Desttaq também sairá a campo e divulgará sua pesquisa no dia 22/09. 

Nesse caso, são 386 entrevistas e uma margem de erro de 4%. 

A consulta abrangerá os dias 17 e 18/09. A pesquisa Desttaq tem registro no TRE-PA sob n° PA-08578/2016.

A mesma falha

Embora com uma margem de erro menor que a do Ibope, o Destaqq também tem a mesma falha de não identificar os bairros de Parauapebas.

Área urbana e rural

Na pesquisa Destaqq as entrevistas serão realizadas na área urbana e rural, já a do Ibope não deixa claro se obedecerá esse critério.

Divergência

A Destaqq, mesmo estratificando sua pesquisa por área urbana e rural, do total de 386 entrevistas, diz que 215 serão na área urbana e 171 na área rural.

A quantidade de eleitores na área rural de Parauapebas não alcança 10% do total, 171 entrevistas representa cerca de 44% do total dos consultados, evidente que o resultado da pesquisa terá essa distorção. 

De qualquer modo

Pesquisa é bom, deixa os candidatos e seus cabos eleitorais nervosos e o eleitor gosta disso.

3 comentários:

  1. Realmente essas pesquisas, na sua grande maioria, com margens de erro enormes apenas dão uma ideia de como vamos conviver com a merda do controle do TRE sobre pesquisa de opinião. O intuito é claro, burlar a legislação e enganar os eleitores. Quando falo que uma pesquisa de 7 mil é barata demais, ve-se o IBOPE cobrando 36 mil para 301 eleitores. Cobramos 25 mil para 1309 eleitores. e estamos com dificuldade para fazer aqui. Porque historicamente a EXCLUSIVA não negocia resultado. Na primeira eleição de DARCI, acertamos até a dezena dos votos. E assim foram ao longo dos anos até a malandragem e o engodo vencerem na politica local. Com esta amostra é impossivel, estão acertando pelo erro. Em todas as pesquisas que pegamos até agora para analisar, a marem de erro corrigida era de 10,9%, portando totalmente inválida. gostaria que voce Lindolfo, publicasse isso. Estamos a disposição para maiores esclarecimento. Temos mais material de análise no targetpm.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser cuidado, porque o pessoal do Velhote pode depois de divulgado o resultado oficial manipular maldosamente os resultados.

    ResponderExcluir
  3. a você Anônimo tem que ter muito cuidado no pessoal do Pinoquio da Alface que são uma panelinha de ladrões lisos querendo um peitinho da vaca nunca mais.

    ResponderExcluir