CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Parauapebas: Erros ou Milagre?




Por Marco Atílio

Voto a voto, será?

Uma pesquisa divulgada na tarde dessa terça-feira (20) me causou perplexidade. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Doxa (veja AQUI) e mostra uma eleição disputadíssima entre os candidatos Darci e Valmir. Pelos números apresentados, a eleição está sendo disputada voto a voto. Será?

Números

Bom, antes de qualquer coisa, vamos aos números: A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17/09/2016 com uma amostra de 600 entrevistas. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Os dados dos três principais candidatos são os seguintes: Darci aparece com 33,1%. O atual prefeito, Valmir Mariano, aparece com 34,6%. Marcelo Catalão tem 17,1%. 

O milagre da virada

O que realmente me surpreendeu – acho que a todos – foi a constatação de uma hipotética virada. 

O meu espanto é produto da análise de dois quesitos importantíssimos, vejamos: Primeiramente, devemos observar a evolução de cada candidato tomando como referência as pesquisas anteriores realizadas pelo mesmo instituto. Vê-se que enquanto Darci cai, Valmir cresce de forma avassaladora. Sai de 16,2%, na primeira pesquisa, para 34,6% nessa última. Um crescimento exponencial de mais de 100% em praticamente 1 mês de campanha. Em seguida, é extremamente importante analisarmos o percentual de rejeição de todos os candidatos. É esse dado que nos permite estabelecer o potencial de crescimento dos mesmos. 

Rejeição

Desde a primeira pesquisa até essa última, o campeão de rejeição vem sendo o prefeito Valmir da Integral. Na primeira pesquisa aparecia com incríveis 38,8% e na última 32,2%, simplesmente imbatível nesse quesito. Darci vem logo em seguida, tinha 14,5% na primeira e 26% na última. Entre os principais candidatos o de menor rejeição é Marcelo catalão com 12,1% na primeira e agora 18%. 





Diante de tais números, e é sempre bom frisar que são números do próprio Instituto Doxa, nos vem o seguinte questionamento: como explicar que o candidato mais rejeitado pelos eleitores seja justamente o que mais cresceu nas intenções de voto, aliás, o único que cresceu? 

E não estamos falando de um crescimento qualquer, estamos falando de um brutal crescimento. Mais de 100% em praticamente 1 mês de campanha. 

Viradas não são milagres

Disse aqui em outra oportunidade: viradas não são milagres, são possíveis de ocorrer. Dei como exemplo a disputa pela prefeitura de São Paulo nas eleições de 2012. O atual prefeito, Fernando Haddad, antes de começar a campanha aparecia com apenas 2% das intenções de votos. Seu adversário, o senador José Serra, aparecia com mais de 40%. A campanha começou, Haddad cresceu, levou para o segundo turno e ganhou a eleição. 

Mas toda virada em eleições tem uma explicação racional, sempre, caso contrário é milagre. E é justamente a explicação do que ocorreu com Haddad em São Paulo o calcanhar de Aquiles da pesquisa Doxa. 

Haddad conseguiu uma virada extraordinária em função do alto índice de rejeição de seu adversário, José Serra. Enquanto Haddad tinha pouca rejeição, Serra apresentava uma de quase 40%. A rejeição de Serra era a maior entre os candidatos naquele momento. Mesmo fenômeno acontece nas eleições de São Paulo 2016 e novamente com Fernando Haddad, mas desta vez é ele quem amarga um alto índice de rejeição, mais de 40%, o que o fez estacionar nos 9% das intenções de votos em seu projeto de reeleição, e são pouquíssimas as possibilidades de crescer. De virar o jogo as possibilidades são bem próximas de zero. 

Faltou explicar

Não estou, contudo, afirmando que houve erros ou fraude na pesquisa Doxa. Também não dá para afirmar se há um milagre em curso, mas mudança nesse nível de dramaticidade é sempre resultado de uma onda que mais parece um tsunami. É impossível não percebê-la nas ruas. Algo de muito impactante deve acontecer no andamento da eleição que possa facilmente explicar tal crescimento. Um crescimento que atropela sem o menor pudor até mesmo o maior índice de rejeição tem que ter explicação. 

Hipóteses

Não moro em Parauapebas, analiso a eleição pela frieza dos números das pesquisas que são divulgadas. Mas fica fácil estabelecer duas hipóteses que possa explicar esse fenômeno: Hipótese 1 – A eleição em Parauapebas tomou um novo curso e mudou drasticamente de direção devido a algum extraordinário acontecimento e os números estão refletindo esse novo cenário. Esse hipotético acontecimento foi amplamente explorado e beneficiou apenas o candidato Valmir. Hipótese 2 – A pesquisa, simplesmente, não está mostrando o real cenário eleitoral em Parauapebas. 

No caso da Hipótese de número 2, não creio em más intenções e sim em erros na captação ou na tabulação dos dados. Resta saber o que é mais nocivo para a imagem de um instituto de pesquisa: se alterar os dados intencionalmente ou errar na execução do serviço. Com a palavra, Instituto Doxa. 

Marco Atílio é um imaginário cientista das artes políticas, inclusive de pesquisas

13 comentários:

  1. Vamos pegar como exemplo as caminhadas e comícios na rua 14, enquanto Darci encheu a rua 14 de ponta a ponta, a caminhada do Velhote foi uma vergonha, contando com a maioria de contratados (que são obrigados a ir, tendo até lista de frequência) e alguns partidários, ao andar nas ruas, o povo so fala em Darci, ao perguntar para os empresários, que tanto sofreram nesse governo (apesar das inúmeras irregularidades) todos querem Darci ou Catalão, tem até videos que mostram o Valhaco, sendo expulso a base de vaias de um bairro... a impressão que fica e que o Doxa, ao longa das pesquisas, vou tendenciando para um lado, o que não seria nem um absurdo, pois como disse Medrada, aqui em Parauapebas, temos um poder do crime que se uniu ao poder politico e que se corrupção tem limite, aqui ja passou todos.

    ResponderExcluir
  2. isso é só mentira! Cada uma viu?

    ResponderExcluir
  3. Deixo aqui as palavras do Medrada: EM PARAUAPEBAS, TEMOS UM PODER DO CRIME QUE SE UNIU AO PODER POLITICO(..) SE CORRUPÇÃO TEM LIMITE, EM PARAUAPEBAS JA PASSOU TODOS!

    Por mais 4 anos de GAECO, por mais 4 anos de desvio de Verba, por mais 4 anos de abandono do povo, por mais 4 anos de compra de remédios vencidos, por mais 4 anos de irregularidades licitatórias, por mais 4 anos de nepotismo, por mais 4 anos de obras mal feitas e superfaturadas, VOTE VELHACO, o caloteiro mais rejeitado do Pará!

    ResponderExcluir
  4. Ouvi dizer que o estatístico da Doxa é um açougueiro. Vende carne seca no Ver-o-Peso.

    ResponderExcluir
  5. A hora do desespero chegou com a virada!
    Viva-vira Valmir! Agora é 55!
    O prefeito do trabalho provou que a mentira tem pernas curtas...
    Fiiiica Valmir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vira Valmir! Vire as costas e vá embora, carniça!

      Excluir
  6. Em anônimo das 8:11 tá doido? A pesquisa está sendo pago pela turma que apóia o Darci, rapa!

    ResponderExcluir
  7. Esse "imaginário cientista" realmente tá por fora da realidade... ele não vê que depois da propaganda eleitoral o povo refletiu e viu que as mentiras tem pernas curtas... é isso!
    O acontecimento extraordinário é o trabalho, ninguém fez mais por Parauapebas do que Valmir Mariano, esse é o "milagre"!

    ResponderExcluir
  8. Basta ver o movimento das ruas e consultar as redes sociais para ver onde está a pesquisa verdadeira. A minha impressão é que o povo quer de volta o Darci, já que a terceira opção, o Catalão, representa muito bem o segmento dos Grandes fazendeiros e a turma do agronegócio, isto é, não tem identidade com o povo e muito menos com o pequeno produtor rural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identidade com o povo tem o Velho, que foi expulso a base de vaias de um bairro popular... ou o mesmo Velhaco que ao fazer caminhadas, leva os contratados (com lista de frequência e obrigação de participação)... aceita, o povo não aguenta mais tanto descaso!!

      Excluir
  9. Os caras são tão ruins que estão empatando em rejeição...

    ResponderExcluir