CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Lançamento do livro do Dr. Miguel Reis reuniu autoridades e muitos convidados

Autor - Lima Rodrigues



O oftalmologista Miguel Reis lançou na noite de quinta-feira (30) na Praça de Alimentação do Center Cidade Nova, em Parauapebas, o livro “A História de Parauapebas – Força e trabalho em Carajás”. O evento contou com a presença do prefeito do município, Valmir Mariano; dos secretários de Cultura, Marcelo Costa, e de Desenvolvimento Econômico, Wander Nepomuceno; do ex-secretário de Cultura, Chico Brito, da vereadora Edilei, de Curionópolis; da presidente em exercício da Academia Parauapebense de Letras, Terezinha Guimarães; a esposa dele Lídia Reis; do irmão do autor do livro, Dr. Hipólito Reis, além de parentes e amigos.

Todos os convidados elogiaram o lançamento da obra e destacaram a importância do livro para o município, já que agora as pessoas têm uma fonte segura sobre toda a origem da criação de Parauapebas.

Ao agradecer a presença de todos, o Dr. Miguel Reis falou detalhes do livro, disse como surgiu a ideia de escrever a obra; lembrou de seu pai, o também escritor Pedro Cláudio, já falecido, que era chamado carinhosamente de PC Reis e agradeceu a todos que direta ou indiretamente colaboram para a elaboração e edição de “A História de Parauapebas”. 

"Estou muito feliz por este momento. Foi um duro trabalho de pesquisa, feito com muita dedicação e carinho. Espero com isso estar contribuindo com a verdadeira história de nossa cidade, disse ele, ao lembrar que a obra trata de “um resumo baseado em pesquisas sobre a origem, fundação e desenvolvimento de Parauapebas, buscando dar sentido às sequências de fatos que resultaram no que é hoje o município”

Ainda de acordo como autor, “o livro mostra os caminhos percorridos pelos exploradores, migrantes, aventureiros, a história indígena na região, o progresso e suas qualidades e desvirtudes, não com a arte acadêmica de um historiador, mas com o fascínio de um estudioso e pesquisador das coisas da nossa gente”.

O livro tem prefácio de Demóstenes Miguelino Braga, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo. “O importante, todavia, é que Miguel Reis condensou de forma clara, com requintes de obra literária, o que parecia impossível de modo didático e agradável, dando-lhe valor de leitura obrigatória a quem deseja conhecer e ter orgulho de Parauapebas, desde sua condição de vila até o presente promissor”, diz o desembargador Demóstenes Miguelino Braga em sem prefácio.

O autor

O piauiense Miguel Ângelo Braga Reis é médico oftalmologista, a exemplo do irmão, Hipólito Reis. É especialista em oftalmologia, membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário