CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Parauapebas: "Arrecadação em alta - uma luz no fim do túnel"

Por Cristhian Renosto

Arrecadação continua em alta

De Janeiro a Março de 2016, Parauapebas já arrecadou mais de 212 milhões de reais, com um orçamento anual que prevê mais de um 1 bilhão de reais, mesmo em tempos de crise econômica, Parauapebas ostenta recursos de dar inveja a qualquer outro município e até mesmo alguns estados do Brasil.

Todos sabem que o nosso forte é a mineração, o que pouco se fala é o que o dinheiro não está no minério propriamente, mas nos serviços e insumos utilizados para sua extração, para demonstrar fizemos um gráfico com as principais receitas do município:


Enquanto os Royalties do minério (CFEM) respondem por apenas 26% da arrecadação do município, os impostos cobrados pela prestação de serviços (ISS) e pela circulação de mercadorias e serviços (ICMS) correspondem a quase a metade da arrecadação.

Uma luz no fim do túnel

Em momentos de discussão sobre o que fazer quando acabar o minério, precisamos nos voltar para o que realmente somos bons. Parauapebas possui um parque de empresas especializadas na prestação de serviços para grandes projetos de mineração, energia e infraestrutura. Criar um ambiente para que as nossas empresas cresçam e prosperem é desenvolver a nossa cidade.

Parauapebas precisa criar condições para assumir o papel de fornecedor de serviços e insumos para as cidades vizinhas como Canaã, Curionópolis e Marabá, se beneficiando do novos projetos instalados nestas cidades.


Um comentário:

  1. Isso só nos mostra que dinheiro tem, esta faltando o compromisso com o capital publico para se fazer o certo.

    Wanderson Antunes

    ResponderExcluir