CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Em Centralina/MG, "Operação Fantasma" teve duas fases, cidade ficou sem vereador

Vereadores simulavam viagens pra receberem diárias indevidamente 

Parauapebas/PA pode viver situação semelhante, caso o GAECO realize a Operação Filisteu III

Centralina/MG - cidade com cerca de 10 mil habitantes
 teve seus 9 vereadores presos


Primeira fase da Operação Viagem Fantasma

No dia 19 de janeiro de 2016, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia/MG, do Ministério Público (MPMG), realizou a operação Viagem Fantasma, efetuando busca e apreensão de documentos e valores, além de mandados de prisão de três vereadores da cidade de Centralina/MG.

A operação contou com a participação de 40 policiais militares e 10 viaturas.

Segunda fase da Operação Viagem Fantasma

Os vereadores que ficaram em Centralina continuaram achando que tudo estava como antes, então veio a segunda fase da operação Viagem Fantasma, em 28 de janeiro de 2016.

Dessa vez, foram cumpridos mais mandados de busca e apreensão e realizada a prisão de outros cinco vereadores e um ex-servidor da Câmara Municipal de Centralina.

Todos os vereadores da cidade foram presos 

Ao final das duas fases, a operação prendeu todos os nove vereadores eleitos para a legislatura 2013/2016 e um ex-vereador. 

Crimes

Dentre os crimes praticados pelos envolvidos destacam-se associação criminosa (art. 288 do Código Penal), peculato (art. 312 do Código Penal), falsidade ideológica (art.299 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98).

Renunciaram aos mandatos 

Quatro vereadores foram soltos, fizeram acordo e renunciaram voluntariamente ao cargo eletivo e indicaram bens para ressarcimento dos cofres públicos. 

Um ex-vereador também está em prisão domiciliar.

7 comentários:

  1. Lá, entre uma e outra Operação, nove (9) dias apenas, aqui ...uma eternidade!

    ResponderExcluir
  2. Dizem as "más línguas" (aliás, boas), que vem por aí a "Operação Tsunami", ou "OPERAÇÃO ARMAGEDDON"...arrasando tudo. Nenhum, mas nenhum político corrupto restará nesta outrora rica capital do minério...quem viver verá!!!

    ResponderExcluir
  3. DU-VI-DO-DÓ O VELHOTE É BLIN-DA-DO !!!

    ResponderExcluir
  4. Dizem até que não ficará "pedra sobre pedra"...um arraso!

    ResponderExcluir
  5. O que mais me impressiona nestes "comentaristas" é o senso de humor...imaginem só, jamais, jamais vai acontecer algo ao nossos políticos...eles são nosso orgulho.

    ResponderExcluir
  6. Pois sim, só em novembro todos os "nossos" vereadores (incluindo os do PT, sendo a Joelma a cereja do bolo), com exceção de uns dois, na companhia do Wanterlor Tamanduá Bandeira, do prefeito e de um advogado da equipe do Pazinato viajaram para Belém e se hospedaram em um hotel de luxo. Desta viagem que pude testemunhar, não vi nada de melhora para Parauapebas, aliás, a coisa só piorou. E quem pagou a conta? Com certeza não saiu do bolso de cada um, pois, segundo um ex-vereador que renunciou sob pressão da justiça, "o salário de um vereador é tão pouco, que para sobreviver é preciso ser corrupto". Agora eu me pergunto o seguinte: se em Centralina-MG, o GAECO funciona, por que em Parauapebas não? Mistééério!!!

    ResponderExcluir
  7. GAECO FUNCIONOU SIM. Vereadores e comerciante foram presos. É Claro que tem gente querendo o Prefeito fora e fica instigando a justiça.

    ResponderExcluir