CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Um crime consumado. Até quando?

Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa. Os cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.

Os dois parágrafos acima retratam bem o que acontece em Parauapebas em relação aos combustíveis. A “capital do minério”, acostumada a ostentar alto padrão de vida e de consumo, algo surreal e que foge da realidade, possui os combustíveis mais caros entre todos os municípios paraenses. A diferença em real chega a mais de 30%, inclusive em comparação com locais de difícil acesso, em regiões de baixa concentração populacional.


____________________________________

NOTA: Impressiona que as autoridades fechem os olhos pra essa máfia dos postos de combustíveis que atua em Parauapebas. Em Eldorado dos Carajás o litro de gasolina custa cerca de R$ 0,30 mais barato que na bilionária capital do minério. Pra perseguirem pobres, como os feirantes, as autoridades saem em fila indiana dos seus gabinetes, mas pra combater a máfia dos loteamentos e dos postos de combustíveis eles não dão um passo.

6 comentários:

  1. Gostaria de ver o dr. Líbio com a mesma valentia que se comportou contra os feirantes, enfrentando a máfia dos combustíveis de Parauapebas.

    ResponderExcluir
  2. Em Parauapebas isto já ocorre a anos, conversando com um dono de posto ele me informou que existe uma liderança que visita os proprietários para manipular e manter os preços altos em todos os postos! Por isso a diferença de praticamente R$0,30 de Parauapebas para curionopolis que fica só a 30Km

    ResponderExcluir
  3. MUITO oportuna a reportagem do Sol dos Carajás. Isso vem ocorrendo há muito tempo em Parauapebas e ninguém tem coragem de enfrentar essa "máfia". Dizem até que quem se atreve a enfrentar os "CAPO", tem uma msg : "queres amanhecer com a boca cheia de formiga, rapaz!?"

    ResponderExcluir
  4. qd vc liga para o procon, nao fazem nada, MP? "Tenha" fé que isso vai mudar

    ResponderExcluir
  5. e lindolfo, infelismente esses vereadores prefeito, tao cagando e andando pro povo. somo nos que sustentamos os carros deles. e mole o que mais.

    ResponderExcluir
  6. Aqui no Peba, mexer com drogas, dono de posto e loteador, nego so encontra uma coisa, a morte meu patrão.

    ResponderExcluir