CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 6 de dezembro de 2015

No IFDM da FIRJAN, com Valmir da Integral, Parauapebas teve queda de uma década

Governo Valmir da Integral fez Parauapebas perder uma década, aponta Índice de Desenvolvimento da Firjan, no ano de 2013


Índice de desenvolvimento

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

LEITURA DO IFDM 


De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Indicador Home
  

No Pará é o segundo

No Pará, Parauapebas ainda ocupa o 2° lugar, atrás de Canaã dos Carajás, mas isso diz pouco, não há comparação entre o que Parauapebas dispõe de recursos e os demais municípios paraenses, a bilionária capital do minério deveria ter índices similares aos alcançados pelos municípios mais ricos do país.

Em 2012, o município na gestão do ex-prefeito DARCI, quase chegou lá.

Com DARCI o município avançava a passos largos, aponta IFDM FIRJAN


DARCI colocou Parauapebas no índice de desenvolvimento médio,
quase alcançando um grau de alto desenvolvimento

No período de 2005 a 2012, com DARCI prefeito, Parauapebas avançava ano após ano, chegando a alcançar um índice de 0,7894 - para ser considerado alto teria que ser superior a 0,8 pontos. 

Como se vê, apesar de ter apresentado muitos problemas em várias áreas, mesmo assim o governo DARCI colocou o município de Parauapebas próximo do índice de 0,8 pontos, ou seja, Parauapebas caminhava para o grau de de alto desenvolvimento.


VALMIR DA INTEGRAL atrasou em quase uma década, índice despencou

Valmir da Integral fez Parauapebas recuar quase
uma década no índice de desenvolvimento da Firjan

Retratando a completa desorganização que se iniciou em 2013, com um governo retrógrado e sem rumo, preocupado mais em pintar muro de amarelo e de perseguir quem lhe apontava os erros, VALMIR DA INTEGRAL colocou Parauapebas em franco retrocesso, agora medido e constatado pelo IFDM da Firjan, apontando que apenas em 2013 a administração de VALMIR DA INTEGRAL fez o município perder quase uma década de avanços sociais, o IFDM despencou de 0,7894 para 0,7220 - um número inferior ao de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário