CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Parauapebas: Barragens em Carajás, prefeitura não faz qualquer fiscalização

Prefeitura é omissa em fiscalizar barragens da Vale em Carajás

Desastre nas barragens da VALE em Mariana (MG) serve de alerta pra Parauapebas

Veja imagem e leia a matéria da BBC - Aqui

Em Minas Gerais, imagine no Pará

O cidadão de Parauapebas anda alarmado, se em cidades do estado de Minas Gerais, centro sul do país, ocorre um desastre dessa envergadura com barragens de empresas da VALE, imagine o que é possível acontecer em Parauapebas?

Lençol freático 

Na cidade, alguns falam em contaminação do lençol freático por metais pesados na APA do Gelado, não seria o caso de se afastar qualquer suspeita nesse sentido, buscando uma fiscalização eficiente e transparente?

As consequências de um acidente tipo o de Mariana é só o que falta em Parauapebas, em tempos de governo VALMIR DA INTEGRAL.

Prefeitura

A administração pública municipal, apesar da bilionária soma de recursos que entrou nos cofres públicos, não tem uma equipe técnica, com profissionais especializados para fiscalizar as barragens existentes no município.

O atual governo VALMIR DA INTEGRAL em apenas em um ano recebeu cerca de R$ 1.3 BILHÃO, mas não  tem sequer uma equipe de engenheiros e geólogos responsáveis em fiscalizar barragens da VALE.

Tem NEPOTISMO e funcionários fantasmas, isso tem. 

"Acidentes" acontecem 

Depois, acontece um "acidente" que nem o de Mariana (MG), um bando de políticos oportunistas passam a atacar a VALE, tentando livrar-se da sua responsabilidade, omissiva e dolosamente esquecida.

Valmir da Integral

Você acredita que um governo tipo VALMIR DA INTEGRAL fiscaliza a VALE?

2 comentários:

  1. Acidentes não acontecem, são provocados, por negligência, omissão...

    ResponderExcluir
  2. Isso já foi discutido no Conselho Municipal de Meio Ambiente recentemente (antes do que aconteceu em MG). O papel de fiscalizador de empreendimentos licenciados pelo Governo Federal é do Governo Federal (entenda IBAMA, ICMBio e DNPM). Foi inclusive encaminhado que a Prefeitura poderia questionar o IBAMA (poder pode, mas não é obrigada, tendo em vista a atual legislação vigente acerca do Licenciamento Ambiental Nacional).

    Desculpe, mas dessa vez a "culpa" não é da Prefeitura.... Deveria se culpar a População de Parauapebas que não tá nem ai pras questoes ambientais, só quer saber se a Vale vai continuar explorando minerio, ou se vai construir um ramal que vai cortar a cidade e causar danos ambientais, sonoros e sociais criticos.... Voce lembra das audiencias publicas do projeto S11D e do Ramal Ferroviário que a população defendia que a VALE fizesse essas obras? pois é.... o Governo atual é a cara do povo atual......

    ResponderExcluir