CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 31 de outubro de 2015

MARABÁ: MPPA vistoria hospital municipal e ajuíza 39 ações civis públicas

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das promotoras de Justiça Josélia Leontina de Barros Lopes, Mayanna Silva de Souza Queiroz e Lilian Viana Freire impetraram no último dia 26, 22 Ações Civis Públicas (ACP) com pedido de tutela antecipada e 17 ações cautelares, em desfavor da prefeitura e da secretaria de saúde de Marabá, sudeste paraense, representadas pelo prefeito João Salame Neto e pelo secretario Nagib Mutran Neto, respectivamente.

As ACP's visam garantir a realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos e gerais em pacientes no Hospital Municipal de Marabá (HMM).

Entenda o caso

As titulares da 6ª,8ª e 13ª Promotorias de Justiça de Marabá, acompanhadas pela equipe técnica do órgão ministerial realizaram, no dia 25 de outubro, uma intensa vistoria no HMM, conversaram com cada paciente e acompanhantes que se encontravam na unidade hospitalar.

“Constatou-se a situação de negligência vivenciada pelos pacientes. Um deles, do sexo masculino, necessita ser submetido a procedimento cirúrgico urgente, porque possui fratura exposta em um dos seus membros, ele encontra-se internado desde o dia 18 de outubro, no Hospital Municipal de Marabá, sem atendimento médico, em uma maca, e até o presente momento não recebeu o tratamento condigno ao seu estado de saúde, conforme o que determina a Constituição Federal”, explicam as promotoras.

De acordo com o relatório de vistoria do hospital, foi constatado que 39 pacientes foram internados no Hospital Municipal de Marabá, com solicitação de cirurgia urgente, no entanto, não foram atendidos até o presente momento.

“A extrema gravidade do estado de saúde desses pacientes e a urgência que a situação requer, estão demonstradas pelos documentos anexados nas ações, exige uma solução rápida e efetiva, sob risco de perda de membro, ou amputação em alguns casos, não podendo aguardar a resolução de entraves burocráticos em detrimento da saúde desses cidadãos”, reforçam as promotoras.

“As petições que são fruto da atuação em conjunto na vistoria do HMM no domingo para levantamento dos pacientes, beneficiaram 39 vidas, diretamente” finalizam a promotoras.

Texto: Karina Lopes
Revisão: Edyr Falcão

Leia no 

3 comentários:

  1. Aqui em redençao ta do mesmo jeito ou pior e so i no hopital iracir para costata a vericidade

    ResponderExcluir
  2. ESPERAMOS QUE ALGUMA COISA SEJA FEITA POIS À MUITO TEMPO VEM OCORRENDO COISAS ABSURDAS NA SAÚDE TANTO EM MARABÁ QUANTO EM PARAUAPEBAS SÃO FATOS HORRÍVEIS, E NADA FOI FEITO, EM PARAUAPEBAS ACONTECE COISAS ABSURDAS EM PARCERIAS COM FUNERÁRIAS FICAMOS SABENDO DE COISAS QUE NOS REVOLTA NA MINHA FAMÍLIA JÁ TEVE TRES CASOS ASSIM SUSPEITOS.MAIS NÃO CONSEGUIMOS FAZER NADA POIS O QUE PREVALECE É O QUE ELES FALAM, ESPERAMOS QUE SEJA FEITA UMA APURAÇÃO BEM DETALHADA DE TUDO E PARAUAPEBAS JÁ PASSOU DA HORA DE FAZER ISSO.

    ResponderExcluir
  3. Só na tua cabeça que deu Darci, não é, lunático? Com certeza não queremos Valmir, mas o Darci que vá procurar outra freguesia.

    P.S: Deixa de ser retardado, LIndolfo!

    ResponderExcluir