CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A 1ª Audiência Pública da Saúde de Parauapebas - vereadora Eliene explica atuação



Com atuação marcante na câmara de vereadores de Parauapebas, a vereadora Eliene Soares tem pautado seu mandato em ações voltadas ao interesse da sociedade, principalmente no que se refere à fiscalização dos gastos dos públicos locais e dos recursos federais transferidos ao município. 

Fiscalização permanente

Desde o início do mandato a vereadora tem adotado uma postura firme e de oposição aos desmandos do executivo, denunciando aos órgãos competentes as suspeitas de desvios de verbas nas secretarias e autarquias municipais. 

Entre as várias ações teve a convocação do secretário Célio Costa para explicar as suspeitas de desvios na SEPLAN, as denúncias de superfaturamento na aquisição de áreas urbanas para construção de moradias populares e a compra de 10 milhões em contraceptivos.

Prestigiando os movimentos sociais

Em outra frente, mantém estreita relação com os movimentos sociais de base, realizando plenárias nos bairros, ouvindo a população e propondo soluções aos problemas com formulação de politicas publicas.

Como resultado deste trabalho, entre dispositivos elencados em reuniões com conselhos municipais e sindicatos, está a realização de Audiências Publicas com temas específicos, para deliberar junto com a população, encaminhamentos que possam mudar o cenário atual. 

A 1ª Audiência Pública de Saúde, mais de 550 pessoas

A primeira Audiência Publica da Saúde, com o tema “A saúde que temos e a saúde que queremos”, foi realizada dia 09 de outubro de 2015,  através do requerimento 38/2015, de autoria da vereadora Eliene, em parceria com o Conselho de Saúde e Câmara Municipal,  em virtude da visível distância entre quem usa o serviço público e quem tem a obrigação de ofertá-lo. 

A participação de mais de quinhentas pessoas entre populares, médicos, políticos e servidores da área de saúde demostra o interesse da sociedade em discutir o tema de maneira aberta e transparente. 

Outro ponto positivo da Audiência foi a participação de duzentas e cinquenta entidades de classe como sindicatos, associações de moradores, igrejas, associações de profissionais da saúde, estudantes, entre outras que participaram ativamente, apontando erros e contribuindo com encaminhamentos que visam a melhoria do sistema público de saúde em nosso município. 

Como encaminhamento principal, destacou-se o envio de relatório final, ata e manifestação social, através de vídeo, às instancias de controle nas diversas esferas da União, dentre estes câmara municipal de Parauapebas, prefeitura, Ministério publico e outros.

3 comentários:

  1. Essa vereadora tem muito é conversa fiada. Por que ela não convocou o secretário de saúde na época da CPI? Só queria fazer cena. Era relator da CPI e não teve competência nem pata entregar o relatório no prazo. Agora fica dando uma de Santa. E corrupta igual aos outros

    ResponderExcluir
  2. Pergunte a vereadora Eliane sobre os pastores que ela mantém como fantasmas no seu gabinete

    ResponderExcluir
  3. Essa vereadora Eliene tem muito é conversa. Mente igual Zacarias

    ResponderExcluir